Folha de S.Paulo

‘O Príncipe Sapo’, o 8º livro da Coleção, chega às bancas no domingo

Obra se baseia em versão dos irmãos Grimm para história oral transmitid­a por gerações

- JULIANA CALDERARI

FOLHA

Sabe aquela lenda da moça que precisa beijar um sapo para que ele volte a ser um príncipe?

Não foi bem isso que aconteceu na história folclórica “O príncipe sapo”, registrada pelos irmãos Grimm e adaptada para o oitavo volume da Coleção Folha Histórias de Reis, Príncipes e Princesas (R$ 18,90), que estará à venda no próximo domingo (19).

A versão dos dois alemães foi a que ficou conhecida pelo mundo, mas não se sabe ao certo quando o beijo foi adicionado à história.

Como os demais contos maravilhos­os, “O príncipe sapo” não é obra de um único autor. A história tem origens antigas e foi transmitid­a oralmente ao longo dos séculos.

“Como já sabemos que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’, estas criações ganham cores diferentes nas vozes, lugares e contextos em que são recontadas”, explica Silvia Oberg, curadora da Coleção.

A versão de “O príncipe sapo” da Folha foi escrita por Rosane Pamplona e ilustrada por Sidney Meireles.

Todas as versões têm em comum uma princesa linda e mimada. Na obra de Pamplona, ela gostava de brincar com sua bola de ouro em um bosque grande e escuro.

Um dia, deixou que a bola caísse dentro de um poço abandonado. A princesinh­a tentourecu­perarseubr­inquedo preferido, sem sucesso.

Foi quando um sapo falante garantiu que poderia ajudá-la, mas em troca ela teria de se tornar sua amiga.

A tarefa parece fácil, mas a menina não gostava de receber ordens ou ser contrariad­a. A princesa então é surpreendi­da justo no momento em que perde a paciência!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil