Folha de S.Paulo

2,5 milhões de pessoas que têm direito a votar nas eleições turcas.

-

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu nesta sexta-feira (17) a todos os turcos que vivem na Europa que formem famílias numerosas. A sugestão seria uma forma de reagir à discrimina­ção que podem sofrer.

“Eduquem seus filhos nas melhores escolas, assegurems­e que suas famílias vivam nos melhores lugares, dirijam os melhores veículos, vivam nas melhores casas e tenham cinco filhos, não apenas três”, afirmou Erdogan durante discurso em Eskisehir, ao sul de Istambul.

“É a melhor resposta ante a má educação e a hostilidad­e”, afirmou.

Erdogan destacou as discrimina­ções que sofrem, segundo ele, os turcos e ainda mais os muçulmanos na Europa desde o início da crise diplomátic­a com países do continente.

No ano passado, o presidente turco, que tem quatro filhos, disse que as mulheres turcas deveriam ter pelo menos três filhos. A declaração irritou ativistas pelos direitos das mulheres.

A relação entre Ancara e os governos europeus se deteriorou nas últimas semanas, após Alemanha e Holanda proibirem autoridade­s da Turquia de participar de comícios em seus território­s.

A ida de autoridade­s da Turquia à Europa faz parte de uma campanha internacio­nal do governo do país para estimular os cidadãos turcos que vivem no exterior a votar no plebiscito de 16 de abril.

A diáspora turca na Europa conta com pelo menos REFORMA A consulta diz respeito a uma reforma constituci­onal que amplia as atribuiçõe­s presidenci­ais e que é almejada há anos por Erdogan.

Líderes europeus têm blindado as campanhas pró-Erdogan pois receiam o fortalecim­ento do líder turco, cujo governo conservado­r e islamita é marcado por uma escalada autoritári­a.

Após o veto às autoridade­s turcas, Erdogan fez vários ataques contra os governos europeus, acusando-os de incorrer

 ?? Murat Cetinmuhur­dar/Palácio Presidenci­al via Reuters ?? Recep Tayyip Erdogan faz discurso na cidade de Eskisehir
Murat Cetinmuhur­dar/Palácio Presidenci­al via Reuters Recep Tayyip Erdogan faz discurso na cidade de Eskisehir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil