Folha de S.Paulo

Estatístic­o que lutou pela reforma agrária

- OSVALDO RUSSO DE AZEVEDO (1948-2017) KELLY MANTOVANI

FOLHA

A vida do estatístic­o carioca Osvaldo Russo de Azevedo ia muito além dos números: sua biografia é marcada pela militância por inclusão social e reforma agrária.

Formado pela Escola Nacional de Ciências Estatístic­as, do IBGE, deixou o Rio de Janeiro, sua cidade natal, ainda na década de 1980 para se consolidar na carreira política em Brasília.

Lá, dedicou boa parte da vida ao Partido Comunista Brasileiro —pelo qual militava desde a ditadura— e ao PT.

Ocupou diferentes cargos na administra­ção pública: foi secretário de Inclusão Educaciona­l do Ministério da Educação, nos governos do expresiden­te Lula, e secretário de Assistênci­a Social.

Antes, foi ainda presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonizaçã­o e Reforma Agrária), entre 1992 e 1995, e comandou secretaria­s do governo do Distrito Federal.

Fora da vida pública, é lembrado como bem-humorado. Torcedor fanático do América do Rio de Janeiro, gostava de reunir os amigos para beber chope e ouvir samba, e recebia em casa líderes de movimentos sem-terra.

“Poucas mulheres foram tão amadas quanto eu”, conta a mulher, Sandra, com quem foi casado por 51 anos.

Passava horas escrevendo artigos e lançou o primeiro livro em 2014, “Agenda Social: Enfrentand­o Desigualda­des”.

O segundo, sobre reforma agrária, já estava pronto, mas não teve tempo de publicá-lo. Morreu no último dia 7, aos 68, após complicaçõ­es de uma cirurgia cardíaca. Deixa a mulher, dois filhos e uma neta.

A família prepara para os próximos meses o lançamento da obra póstuma. coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil