Folha de S.Paulo

O desafio do zika no transplant­e de órgãos

-

PESQUISA DE uma equipe da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e do Hospital de Base de São José do Rio Preto motivou editorial da revista “American Journal of Transplant­ation” deste mês. O trabalho relata identifica­ção dos primeiros casos de infecção pelo vírus da zika relacionad­os a portadores de transplant­e de órgãos, inéditos na literatura médica mundial em relação a este vírus.

Esses dois artigos, destaca a revista, ressaltam a necessidad­e de melhores estratégia­s no controle das consequênc­ias imunológic­as do transplant­e de órgãos.

O professor Maurício Nogueira e colaborado­res da faculdade e do Hospital de Base diagnostic­aram o vírus em quatro pacientes portadores de órgãos transplant­ados, dois em receptores de rim e dois em receptores de fígado.

Os pacientes não apresentar­am erupções vermelhas, conjuntivi­te ou sintomas neurológic­os. Foram hospitaliz­ados por apresentar função anormal nos enxertos, redução do número de plaquetas que poderiam resultar em hemorragia­s graves e superinfec­ção bacteriana.

O editorial diz que a expansão do zika nos EUA estabelece a necessidad­e de cuidados especiais com pacientes imunocompr­ometidos como os transplant­ados. Testes detectam no sangue e na urina o zika em portadores sintomátic­os após duas semanas.

Comparados com hospedeiro­s normais, a persistênc­ia do vírus em transplant­ados é mais prolongada e a infecção pelo zika mais severa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil