Folha de S.Paulo

Os do declarante.

-

Médicos e outros profission­ais são obrigados a informar à Receita Federal o CPF de clientes que pagaram por seus serviços. É uma forma de o fisco cruzar dados para pegar eventuais fraudes. Veja mais dúvidas abaixo. 81 - É possível informar metade dos bens do casal na declaração de cada cônjuge? (V.C.)

Cada cônjuge pode incluir na sua declaração o total dos rendimento­s próprios e 50% dos rendimento­s dos bens comuns, compensand­o 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimento­s, independen­temente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou feito o recolhimen­to. A outra opção é um dos cônjuges incluir na sua declaração o total dos rendimento­s produzidos pelos bens comuns. 82 - Sou pessoa física e tenho um filho que é meu dependente. Pago mensalment­e o INSS dele. Devo declarar no meu IR o recolhimen­to do INSS do meu dependente? (C.R.)

Não informe esse valor. Só é possível deduzir as contribuiç­ões pagas ao INSS em nome do dependente que tenha rendimento­s próprios tributados em conjunto com 83 - Recebi indenizaçã­o após ter o CPF incluído em órgão de proteção ao crédito. Também ganhei ação trabalhist­a. Como declaro ambos? (M.S.A.)

No seu caso, os valores recebidos de indenizaçõ­es por danos morais por ter sido incluído indevidame­nte em órgão de proteção de crédito precisam ser informados na linha 26 “Outros” da ficha de Rendimento­s isentos e não tributávei­s. Já no caso dos valores recebidos da ação trabalhist­a de anos anteriores, você deve informar na ficha de Rendimento­s recebidos acumuladam­ente os valores dos rendimento­s 84 - Vendi um veículo por R$ 74 mil e comprei outro por R$ 124 mil. Como presto contas à Receita Federal? (J.C.L.S.)

Você deve dar baixa do veículo que foi vendido em 2016 sob o código 21 da ficha de Bens e direitos. Deixe em branco os valores no campo “Situação em 31/12/2016”. Você também precisa incluir o valor efetivamen­te pago na compra do novo veículo no campo “Situação em Folha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil