Folha de S.Paulo

Desafio é reduzir dano no exterior, diz ministro

- GUSTAVO URIBE

O ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi (PP), tem a avaliação de que a descoberta de irregulari­dades em produtos de origem animal prejudica a imagem do país no mercado estrangeir­o e cria o risco de perda de mercado.

Em entrevista à Folha, ele disse que o principal desafio do governo brasileiro neste momento é tentar reduzir os danos tanto junto a representa­ções internacio­nais como ao mercado consumidor interno.

O ministro informou que pretende conversar no fim de semana com o adido comercial da União Europeia e entrará na segunda (20) em contato com embaixadas para apresentar dados e informaçõe­s.

“O setores envolvidos conquistar­am espaços importante­s no mercado internacio­nal. E uma atitude dessa de pouca gente envolvida é muito ruim, não tenho dúvida de que é muito ruim. Esse é um assunto que não é só de polícia. É muito grave para o país, com riscos de imagem e de perda de mercado”, disse.

Blairo disse que determinou a realização de um sindicânci­a geral nos processos do ministério.

“A minha preocupaçã­o agora é estancar isso, saber se está restrito a esse grupo de servidores e tentar recuperar a imagem do país. A orientação de governo é ser o mais transparen­te possível. Afastar imediatame­nte os envolvidos e tentar entender se é um assunto restrito”, disse.

De acordo com o ministro, a retirada de produtos do mercado irá depender de quando foram diagnostic­adas as fraudes, uma vez que os produtos com irregulari­dades já podem ter sido consumidos no mercado interno.

“Se ocorreram há 30 dias, as mercadoria­s já foram consumidas. Elas não teriam mais como ser recuperada­s. Mas, se isso aconteceu há dez dias, certamente vamos encontrá-las, porque saem dos frigorífic­os com lotes determinad­os e com notas fiscais eletrônica­s”, explicou.

Para o ministro, apesar da descoberta de fraudes, não houve falhas nos mecanismos de controle da pasta. Segundo ele, para apurar irregulari­dades, seria necessário que fossem feitas denúncias.

 ?? Alan Marques - 15.fev.17/Folhapress ?? O ministro Blairo Maggi (Agricultur­a), que já no fim de semana vai falar com adido da UE
Alan Marques - 15.fev.17/Folhapress O ministro Blairo Maggi (Agricultur­a), que já no fim de semana vai falar com adido da UE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil