Folha de S.Paulo

Se conseguir vencer o jogo desta quinta no Centenário,

-

A seleção entra em campo invicta sob o comando de Tite. Lidera, com boa vantagem, as eliminatór­ias da Copa do Mundo da Rússia. Uma vitória contra o Uruguai nesta quinta (23), às 20h, deixa a equipe praticamen­te classifica­da para o Mundial de 2018.

Apesar disso, o confronto promete ser difícil. O Brasil é freguês do Uruguai no estádio Centenário, palco da partida e onde os uruguaios venceram todos os jogos disputados nestas eliminatór­ias.

Em 21 jogos no estádio erguido para a Copa do Mundo de 1930, a seleção tem um retrospect­o pífio. Só conseguiu sair de lá comemorand­o a vitória três vezes. No restante, a equipe nacional amargou oito derrotas para os donos da casa e empatou dez vezes.

Mesmo com raras vitórias no estádio, o Brasil ganhou a última. Em 2009, o time de Dunga goleou os uruguaios, por 4 a 0, pelas eliminatór­ias da Copa da África. Os gols foram de Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká.

Mas nem sempre foi tão fácil. Antes disso, o Brasil amargou um jejum de 33 anos. Em 1976, o time derrotou os donos da casa, por 2 a 1.

A primeira vitória brasileira no Centenário foi em 1932, quando Leônidas da Silva marcou dois gols nos então campeões do mundo. O placar foi novamente 2 a 1.

Quando a seleção joga fora do principal estádio do país, é mais efetiva. Na história do confronto, o time nacional coleciona 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas.

Apesar da fama de freguês em Montevidéu, a seleção tem um bom retrospect­o fora de casa nestas eliminatór­ias.

Depois de perder para o Chile, por 2 a 0, em Santiago, na rodada de abertura, o Brasil está invicto em cinco partidas como visitante —venceu três (contra Peru, Venezuela e Equador) e empatou duas (ante Argentina e Paraguai)

“Hoje o que mais preocupa a seleção brasileira é se ela vai estar no seu nível. Respeitamo­s o Uruguai e vamos jogar em busca da vitória”, afirmou o zagueiro Miranda, lamentando a falta de tempo do time para se preparar para o clássico. A equipe fez apenas dois treinos curtos com todos os titulares.

Com Gabriel Jesus lesionado, Tite aposta no talento de Neymar e Philippe Coutinho para decidir o jogo.

Se ganhar nesta noite, o técnico vai superar o recorde de João Saldanha, que venceu seis partidas seguidas nas eliminatór­ias com a base do time que depois conquistou a Copa de 1970, no México.

Os uruguaios também estão desfalcado­s de seu atacante —Luis Suárez está suspenso. Cavani, do Paris SaintGerma­in, é a principal esperança de gol do time da casa.

Em 2016, no primeiro confronto entre as equipes nesta edição das eliminatór­ias, as seleções empataram em 2 a 2, em Pernambuco. VAGA PARA A COPA a seleção praticamen­te garante vaga na Copa de 2018.

A vitória deixa o time com 30 pontos. Desde que o torneio continenta­l passou a adotar a atual forma de disputa, nas eliminatór­ias para a Copa de 1998, nunca uma equipe com essa pontuação deixou de se classifica­r. NA TV Uruguai x Brasil Globo e SporTV 10º P: pontos Venezuela J: jogos PRÓXIMOS JOGOS 13ª rodada Quinta (23) 5 V: vitórias Colômbia x Bolívia 12 1 E: empates 2 D: derrotas

 ?? Pedro Martins/MoWA Press ?? Tite segura a bola durante treimaneto da seleção antes do confronto contra o Uruguai
Pedro Martins/MoWA Press Tite segura a bola durante treimaneto da seleção antes do confronto contra o Uruguai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil