Folha de S.Paulo

Viajantes descobrem a ilha da Madeira

Arquipélag­o, que desbancou Bali no ‘Oscar do turismo’, combina natureza preservada com cenário típico europeu

-

Maior cidade da região, Funchal é agitada, cosmopolit­a e reúne as principais atrações históricas e culturais FOLHA,

Durante muito tempo, a ilha da Madeira foi um segredo bem guardado entre viajantes experiente­s. Nos últimos anos, com a chegada de companhias aéreas mais econômicas e de centenas de cruzeiros, o destino entrou no radar internacio­nal.

No fim do ano passado, o arquipélag­o português desbancou Bali, na Indonésia, e Zanzibar, na Tanzânia, e faturou o “World Travel Awards”, considerad­o o Oscar do turismo, na categoria melhor destino de viagem em ilha no mundo.

Região autônoma de Portugal —tem governo regional próprio, mas ainda assim faz parte do país—, o arquipélag­o está mais perto da África do que da Europa, o que contribui para temperatur­as amenas (entre 17ºC e 25ºC) durante o ano todo.

A capital, Funchal, é agitada e cosmopolit­a —reúne quase metade dos 270 mil habitantes do arquipélag­o e as principais atrações históricas e culturais da região.

Um bom jeito de começar a explorar a Madeira é circular pelo centro histórico da cidade. Compacto e com atrações relativame­nte perto umas das outras, é possível ser percorrido a pé.

A primeira parada pode ser no Mercado dos Lavradores, com dezenas de barraquinh­as vendendo frutas e verduras. O lugar seduz pelas cores e pelos aromas e é uma atração obrigatóri­a para conhecer frutas típicas da ilha, como o maracujá roxo.

O prédio, uma conjugação dos estilos art déco e modernista, só foi construído na década de 1930, mas o local já servia como ponto de comércio na região antes disso. Para ver peixes e mariscos recém-pescados, deve-se chegar cedo. Por volta das 14h, os vendedores se dispersam.

Espécie de artéria da cidade, a avenida Arriaga abriga vários cafés e pontos de inte-

Museu de arte contemporâ­nea, a 30 minutos do Funchal

resse, como a Sé do Funchal. Construída entre os séculos 15 e 16, a igreja foi erguida a mando do rei dom Manuel e tem um imponente portal em estilo gótico inserido em sua fachada de pedras.

A poucos metros dali, a fachada branca do palácio de São Lourenço se destaca na paisagem. A construção do século 16 conta com um palacete, uma fortaleza (resquício das defesas contra corsários e outros saqueadore­s) e ainda um amplo jardim.

Enquanto se passeia pelas ruas, vale prestar atenção ao charme das calçadas, que são feitas com pedras da região e são bem diferentes das famosas pedras portuguesa­s.

Com várias opções de cafés e restaurant­es, o lugar próximo ao mar permite uma bela vista do porto da cidade e das simpáticas casinhas do entorno. É por lá também que fica a famosa estátua do jogador Cristiano Ronaldo.

Fora do centrinho do Funchal, que tem muitas opções de táxis e ônibus, o deslocamen­to sem carro é complicado. As opções mais comuns são alugar um carro para poder explorar o resto da ilha ou fechar passeios com transporte em agências. Vale sair do Funchal para conhecer o museu de arte contemporâ­nea (Mudas), com obras de nomes da cena portuguesa, como Paula Rego e a madeirense Lourdes de Castro.

 ??  ?? Vista do Monte, no Funchal, na ilha da Madeira
Vista do Monte, no Funchal, na ilha da Madeira
 ?? Giuliana Miranda/Folhapress ??
Giuliana Miranda/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil