Folha de S.Paulo

Paisagem com altos e baixos é ideal para trilhas

- COLABORAÇíO PARA A NO FUNCHAL

FOLHA,

A ilha da Madeira é cheia de programas para quem gosta de emoções fortes. Uma das atrações mais populares é a descida do Monte no carro de cestos. Como o próprio nome já adianta, trata-se de uma espécie de cesto gigante com ripas de madeira nas laterais, posicionad­as como se fossem um trenó.

O veículo é “pilotado” por dois “carreiros” (atividade passada de geração para geração) vestidos a caráter. São cerca de dez minutos de descida de frente para o mar.

Cheia de altos e baixos, a Madeira tem ainda várias trilhas e costuma atrair praticante­s de surfe, canoagem e ciclismo de montanha.

Algumas das rotas mais populares são as “levadas”, como eram chamados os antigos canais de irrigação da região. Vários deles foram convertido­s em trajetos que cortam as florestas.

Com 580 metros de altura, o cabo Girão, no município de Câmara dos Lobos, é um dos mais altos da Europa. Lá no topo há uma plataforma suspensa de vidro em que o visitante pode ficar de pé e contemplar a vista do Atlântico e as falésias.

No extremo leste da ilha, outra vista espetacula­r do oceano: a ponta de São Lourenço. Descendo a encosta está uma das praias favoritas dos moradores: Prainha.

Quem quiser ver as casinhas triangular­es de madeira com teto de palha, típicas do lugar, deve ir à Santana. QUANDO VISITAR A alta temporada na ilha da Madeira coincide com os meses quentes, de maio a setembro, quando as praias atraem turistas de Portugal e de várias partes do mundo. Quem vai em busca de praias tranquilas para um banho de mar tem na ilha de Porto Santo, a 50 km do Funchal e que também faz parte do arquipélag­o, a melhor opção.

Na ilha principal, porém, não faltam opções de piscinas naturais, praias e também resorts com piscinas debruçadas sobre o Atlântico.

Mesmo no inverno, as temperatur­as são amenas, embora a ilha seja famosa por seus vários microclima­s.

Uma curta viagem de avião leva ao arquipélag­o, a partir de vários pontos do velho continente. De Lisboa até o Funchal, são apenas 90 minutos de voo. (GM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil