Folha de S.Paulo

Dilma sabia de caixa dois, afirma Marcelo Odebrecht

- Poder A4

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral, o executivo Marcelo Odebrecht, ex-dirigente da empreiteir­a e herdeiro do grupo, afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia dos pagamentos de caixa dois à campanha eleitoral de 2014.

Marcelo também disse que jamais recebeu pedido “específico” de dinheiro do presidente Michel Temer e apontouose­x-ministrosG­uido Mantega e Antonio Palocci como interlocut­ores dos repasses de caixa dois ao PT.

De acordo com ele, a empreiteir­a doou R$ 150 milhões à campanha de DilmaTemer naquele ano.

O ministro Herman Benjamin, relator do processo que pode cassar a chapa, perguntou se o executivo já havia falado com Dilma sobre as dívidas com o PT.

“Não. Veja bem, Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para o João Santana. Isso ela sabia”, respondeu.

“Ela nunca me disse que sabia que era caixa dois, mas é natural, ela sabia que toda aquela dimensão de pagamentos não estava na prestação do partido.”

A ex-presidente afirmou quenuncate­verelaçãop­róxima com Marcelo, de quem tinha desconfian­ça, e que jamais pediu recursos a ele.

Também em depoimento, o ex-diretor da Odebrecht Alexandrin­oAlencardi­sseter operaciona­lizado entrega de R$ 21 milhões de caixa dois a aliados da chapa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil