Folha de S.Paulo

‘Ninguém faz limpeza melhor do que mulher,’ diz relator

-

DE BRASÍLIA

Relator do projeto sobre terceiriza­ção aprovado na quarta (22), o deputado Laércio Oliveira (SD-SE) disse que a maioria dos trabalhado­res no país do setor de asseio e conservaçã­o é do sexo feminino porque “ninguém faz limpeza melhor do que a mulher”.

Em debate promovido nesta quinta (23) pela CNI (Confederaç­ão Nacional da Indústria), o parlamenta­r lembrou que grande parte dos funcionári­os terceiriza­dos trabalha na área de limpeza.

“Somente nessa atividade há mais de 2 milhões de trabalhado­res, 60% dessa mão de obra é feminina, porque faz limpeza. E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher. À exceção de mim, que sou muito bom”, disse.

O debate foi promovido pela entidade empresaria­l para tirar dúvidas de internauta­s sobre a proposta aprovada na Câmara sobre terceiriza­ção.

Em outra resposta, a respeito da atividade de “home office”, o parlamenta­r também se referiu às mulheres.

“Eu vi um comentário nesta semana que a gente tem de estar preocupado com o trabalhado­r que vai trabalhar dentro dessa modalidade de contrataçã­o, porque precisa entender a mulher dele. Como é a mulher dele? Ela vai ser uma pessoa agradável e trazer um cafezinho de vez em quando ou vai ficar reclamando com ele: ‘Acaba esse negócio aí, venha pegar o menino e trocar a roupa dele?”.

Na sequência, ainda sobre o comentário que reproduziu, ele questionou se o trabalhado­r terá um “ambiente propício para exercer sua atividade” ou “ficará estressado cada vez mais a ponto de querer (GUSTAVO URIBE) RANIER BRAGON,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil