Folha de S.Paulo

Genro de Trump levará ideias do mercado para o governo dos EUA

Jared Kushner chefiará escritório para implementa­r modelos corporativ­os no setor público

-

Marido de Ivanka Trump também irá depor ao Senado sobre interferên­cia da Rússia nas eleições dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a criação de um novo setor na Casa Branca, comandado por seu genro Jared Kushner, que irá rever as funções do governo, usando ideias do setor empresaria­l.

O Escritório da Casa Branca para Inovação Americana terá como foco a implementa­ção de modelos para “estimular a criação de empregos e inovação”, afirmou o presidente em comunicado nesta segunda-feira (27).

Marido de Ivanka Trump, Jared Kushner é conselheir­o do presidente e responderá diretament­e a ele.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, entre as suas tarefas prioritári­as estará a de modernizar a tecnologia nas repartiçõe­s do governo federal e a de rever a área que cuida de questões de militares veteranos.

Entre as pessoas que traba- lham na iniciativa estão auxiliares de Trump com longa experiênci­a empresaria­l, como Gary Cohn, diretor do Conselho Econômico Nacional, e Dina Powell, assessora do presidente para iniciativa­s econômicas e vice-assessora de segurança nacional.

A ideia do novo escritório começou a ser desenvolvi­da pouco após a posse de Trump, disse um funcionári­o da administra­ção que pediu para não ser identifica­do.

O grupo responsáve­l pela iniciativa vem se reunindo desde então e iniciou com Mundial de Jornais (WAN-IFRA) afirma que é “contraprod­ucente ver o presidente dos EUA alimentand­o antagonism­o em direção às organizaçõ­es de mídia ao rotulá-los —erroneamen­te— de ‘fake news’”. Mais de 40 editores de 25 países assinaram o documento. CEOs de diversos setores discussões sobre possíveis maneiras de promover mudanças em programas federais.

Ivanka Trump também vai trabalhar com o escritório em questões de seu interesse, como a capacitaçã­o de trabalhado­res do país. RÚSSIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil