Folha de S.Paulo

Executivo da Klabin será presidente da Vale

Fabio Schvartsma­n, 65, entrará no lugar de Murilo Ferreira, que deixará o comando da mineradora após seis anos

- NICOLA PAMPLONA JOANA CUNHA

Novo presidente terá a missão de conduzir o processo de pulverizaç­ão do controle da empresa, anunciado em fevereiro

O diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsma­n, 65, foi eleito para substituir Murilo Ferreira na presidênci­a da Vale a partir de maio.

O nome foi escolhido com apoio da consultori­a Spencer Stuart e foi aprovado pelos acionistas da mineradora em reunião nesta segunda (27).

No fim de fevereiro, Ferreira anunciou que ficaria no cargo até 26 de maio, quando vence o seu mandato.

Schvartsma­n tem graduação e pós-graduação em engenharia de produção pela Poli-USP, além de pós-graduação em administra­ção de empresas pela FGV.

Ele foi presidente da companhia de perfuração San Antonio Internacio­nal e da Telemar Participaç­ões. Foi também diretor financeiro na Ultrapar, do Grupo Ultra, e teve cargos de chefia na Duratex.

No Ultra, comandou o processo de abertura de capital.

Como presidente-executivo da Vale, terá como principal missão tocar o processo de pulverizaç­ão do controle da companhia, anunciado em fevereiro.

Com o objetivo de permitir a entrada da mineradora no Novo Mercado da Bovespa, espécie de selo de governança, os acionistas da Vale desenvolve­ram um plano que elimina o bloco de controle, hoje formado pelo Bradesco e por fundos de pensão.

Pelo acordo, um único investidor poderá ter, no máximo, 25% do capital —hoje, os controlado­res têm 53,88% das ações com direito a voto.

A informação sobre a escolha de Schvartsma­n foi antecipada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. As ações da empresa fecharam o dia em alta de 2,49% (as preferenci­ais, sem direito da voto) e 1,34% (as ordinárias).

Em nota divulgada após o fechamento do mercado, a Vale disse que Schvartsma­n “foi eleito pelo conselho de administra­ção a partir de uma lista preparada pela empresa internacio­nal de seleção de executivos Spencer Stuart”.

Também em nota, a Klabin disse que o executivo “estabelece­u um novo ciclo de gestão e resultados na companhia”, que ainda não definiu o nome de seu substituto. TURBULÊNCI­A No cargo desde 2011, Ferreira deixará a Vale após um período conturbado na história da mineradora, no qual teve que lidar com a queda abrupta dos preços do minério de ferro e a tragédia provocada pelo vazamento de resíduos de minério em mina operada pela controlada Samarco, em Mariana (MG).

Foi responsáve­l por um forte movimento de corte de custos na mineradora, que vendeu ativos e reduziu investimen­tos para enfrentar o cenário adverso, e enfrentou a resistênci­a de trabalhado­res pelas demissões e pela mudança da sede da companhia para a Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Em teleconfer­ência para anunciar a decisão de deixar a empresa, ele disse que, como defensor da idade máxima de 65 anos para executivos, não poderia permanecer na companhia —Ferreira faz 64 em junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil