Folha de S.Paulo

Em anúncio, Amazon provoca tucano e fala de ‘muros cinza’

-

DE SÃO PAULO

A Amazon, gigante mundial de vendas pela internet, fez uma provocação ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em campanha publicitár­ia divulgada na internet.

A propaganda para divulgar o Kindle —leitor eletrônico de livros, que pertence ao grupo— questiona os “muros cinza” da cidade, em alusão à decisão do prefeito de apagar grafites existentes até o início do ano na avenida 23 de Maio.

O vídeo começa com uma pergunta: “Cobriram a cidade de cinza?”, mostrando alguns muros sem grafites.

Em seguida, trechos de livros ou citações de escritores aclamados aparecem projetados nas paredes acinzentad­as.

“Os melhores livros, compreende­u, são aqueles que dizem o que você já sabe”, diz a primeira projeção, em frase que seria de George Orwell, autor do best-seller “1984”.

Outra projeção, sobre o túnel 9 de Julho, na região central, estampa uma frase associada a J.K. Rowling, da série Harry Potter. “Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver”.

As imagens seguem, em diferentes pontos da cidade, aplicadas em muros, faixas de pedestres com citações a Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

A propaganda para vender livros digitais acaba com uma mensagem: “A gente cobriu o cinza de histórias”.

A gestão Doria diz que não comentará a propaganda.

O tucano, que vem sofrendo críticas por ter apagado grafites, anunciou recentemen­te um programa que pagará até R$ 40 mil para projetos de artistas urbanos. O objetivo é criar um museu a céu aberto, diz a gestão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil