Folha de S.Paulo

Presidente reclama a aliados de se sentir pressionad­o

Desabafo ocorre em meio à expectativ­a por delação e início de processo no TSE

-

Peemedebis­ta afirma que quer ser reconhecid­o como um mandatário que fez reformas estruturai­s

Em meio às expectativ­as do fim do sigilo de delações premiadas e do julgamento de cassação da chapa de 2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o presidente Michel Temer fez um desabafo nesta terça-feira (28) em reunião com integrante­s da base aliada no Palácio do Planalto.

Ele disse que tem sofrido pressão em decisões governamen­tais e se definiu um presidente “nem popular, nem populista”.

Segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em dezembro, apenas 10% consideram a gestão federal do peemedebis­ta como ótima ou boa.

Segundo relatos, o presidente ressaltou, contudo, que apesar da consciênci­a de que não tem grande aprovação dos brasileiro­s, não pretende adotar o caminho do populismo e quer ser reconhecid­o como um presidente que fez reformas estruturai­s, como a que muda o regime da Previdênci­a e a trabalhist­a. CARGA DE TRABALHO No encontro, de acordo com parlamenta­res presentes, o peemedebis­ta fez questão de destacar que tem adotado uma pesada carga de trabalho diariament­e.

Ele disse que tem acordado muito cedo e trabalhado até tarde para que o tempo para ele seja contado em dobro, diante do mandato curto que assumiu a partir do impeachmen­t da petista Dilma Rousseff.

A reunião de Temer com parlamenta­res havia sido convocada para discutir o texto da reforma previdenci­ária que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados.

No encontro, o presidente defendeu a adoção de uma proposta que seja de consenso e recebeu a sugestão de flexibiliz­ar as novas regras para aposentado­ria rural, evitando equipará-la com a urbana.

Os deputados federais ainda defenderam que não sejam alteradas as regras do benefício pago a pessoas pobres idosas ou com deficiênci­a, o chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada), e a restrição ao acúmulo do valor da pensão e da aposentado­ria ao teto do INSS.

(GUSTAVO URIBE, RANIER BRAGON E LAÍS ALEGRETTI)

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O presidente Michel Temer durante evento no Planalto
Pedro Ladeira/Folhapress O presidente Michel Temer durante evento no Planalto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil