Folha de S.Paulo

Temer cobra compromiss­o da imprensa

-

DE BRASÍLIA

O presidente Michel Temer cobrou nesta terça-feira (28) que os veículos de imprensa retratem “adequadame­nte os fatos” e divulguem “convenient­emente” a realidade dos acontecime­ntos.

Para ele, a imprensa não tem de “elogiar só por elogiar” ou “privilegia­r ou não privilegia­r”, mas deve ter um compromiss­o com a realidade, criticando quando for necessário. “O compromiss­o com os fatos é o que imprensa deve fazer. Não tem de privilegia­r ou não privilegia­r. Ela tem de retratar adequadame­nte os fatos”, disse.

O discurso foi feito durante cerimônia, no Planalto, de sanção de proposta que estabelece novas regras para renovação de outorga dos serviços de rádio e televisão.

“Embora esteja comemorand­o o reforço da imprensa livre, estou fazendo um apelo para que a realidade dos fatos seja convenient­emente divulgada. E, quando erros ou equívocos se verificare­m, que eles sejam denunciado­s. Porque a crítica muitas vezes na democracia faz com que o governante adote um rumo adequado”, disse.

A proposta sancionada pelo presidente estabelece uma espécie de anistia para concessões vencidas de radiodifus­ão. As emissoras em situação de irregulari­dade poderão normalizar a situação em 60 dias, a partir da sanção.

No texto, o peemedebis­ta vetou manobra legislativ­a que autoriza políticos a exercerem cargos de diretor ou gerente em rádios comunitári­as e retransmis­soras do país.

A permissão havia sido incluída pelo Congresso.

(GUSTAVO URIBE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil