Folha de S.Paulo

Doria questiona ‘saúde mental’ de Ciro

Prefeito rebatia críticas do ex-ministro, que o chamou de ‘farsante’ e o acusou de estimular o turismo sexual em sua gestão na Embratur

-

Ciro Gomes (PDT-CE) “devia se preocupar é com o estado dele, primeiro o pessoal, de saúde mental, depois o Ceará, que é o Estado que ele representa”, disse na segundafei­ra (27) o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

O prefeito rebatia críticas feitas pelo pedetista a ele, em entrevista publicada pela Folha no mesmo dia. Para Ciro, o “farsante” Doria força uma imagem errada de “antipolíti­co”, já que chefiou a Embratur no governo Sarney —e de lá “saiu debaixo de muitas irregulari­dades no Tribunal de Contas da União e foi violentame­nte criticado por uma propaganda do turismo brasileiro com bundas de mulher na praia, estimuland­o claramente o turismo sexual”.

Doria evocou episódio visto como machista da campanha presidenci­al de 2002. Ciro disse que sua então mulher, a atriz Patricia Pillar, tinha um dos papéis mais importante­s na disputa: “Dormir comigo”.

“O ex-governador [do Ceará] não é exatamente a pessoa mais indicada para falar das questões das mulheres, né? Ele tratou a esposa como tratou, não é exatamente uma pessoa que tem perfil e autoridade pra falar sobre isso.”

“E os temas da Embratur são temas do passado, não houve esse tipo de situação”, afirmou na sequência.

O tucano comentou também a acusação de que teria reforçado sua fortuna “com dinheiro público do PSDB de Minas e SP”. Ciro não especifico­u a origem da suposta verba, mas em 2015 a Folha de mostrou que o governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pagou R$ 1,5 milhão ao então précandida­to a prefeito, por anúncios veiculados em sete revistas da Doria Editora, entre elas a “Caviar Lifestyle”.

Doria negou que seu império empresaria­l tenha sido construído com ajuda do partido. “Se tivesse tido algum problema, não seria depois de nove meses de intensa campanha que isso teria surgido. Então não procede.”

Emendou: “Lamento também que o ex-ministro Ciro Gomes, com seu habitual destempero e seu tradiciona­l desequilíb­rio, queira fazer colocações

JOÃO DORIA

prefeito de São Paulo

CIRO GOMES

ex-governador do Ceará desse tipo”.

O prefeito concluiu assim sua passagem pelo Theatro Municipal paulistano, onde lançou o programa Nossa Creche, com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e os secretário­s municipal e estadual da pasta, José Renato Nalini e Alexandre Schneider.

O primeiro escalão do universo financeiro também estava presente: Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Sérgio Rial (Santander), Gilberto Occhi (Caixa Econômica Federal), Roberto Setúbal (Itaú), e o presidente da Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal.

“exatamente a pessoa mais indicada para falar das questões das mulheres, né?

JOGO DO BRASIL Assim como na vitória sobre o Uruguai na quinta (23), a Prefeitura de São Paulo recebeu gratuitame­nte do empresário Sidney Oliveira (Ultrafarma) alguns minutos de exposição nas placas eletrônica­s do Itaquerão no jogo da seleção contra o Paraguai.

Na quinta, a exposição foi do carro-chefe da propaganda do prefeito João Doria, o Cidade Linda. Nesta terça (28) o slogan também foi veiculado em inglês.

Doria foi violentame­nte criticado por uma propaganda do turismo com bundas de mulher na praia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil