Folha de S.Paulo

Sem clube, Thiago Pereira anuncia hoje aposentado­ria das piscinas

Atleta de 31 anos tem no currículo um pódio olímpico e recorde de medalhas em Pan

- PAULO ROBERTO CONDE

NATAÇÃO

distância, também chegou a bater o recorde mundial dos 200 m medley, em 2007.

Sua principal conquista ocorreu em Londres-2012, quando chegou em segundo lugar nos 400 m medley, atrás somente do norte-americano Ryan Lochte. Na mesma prova, Pereira superou o astro Michael Phelps, dono de 28 medalhas olímpicas, que terminou na quarta posição.

Outros momentos marcantes vieram nos Jogos PanAmerica­nos. Foi em uma edição do evento, em Santo Domingo-2003, que ele despontou como realidade para a natação, com dois pódios.

Em quatro participaç­ões, faturou 23 medalhas, recorde na história do campeonato.

Nessa trajetória, Pereira teve ao menos três passagens pelos EUA, onde trabalhou com técnicos renomados como Dave Salo, que em inúmeras ocasiões dirigiu a seleção norte-americana, e Jon Urbanchek, ex-treinador de Gustavo Borges.

Na última Olimpíada, ele foi orientado por Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, que agora treina Cesar Cielo. Em sua 1ª Olimpíada, termina em quinto nos 200 m medley Com oito medalhas, encerra o Pan do Rio como grande nome da competição Conquista a prata nos 400 m medley nos Jogos de Londres Pela 1ª vez vai ao pódio em um Mundial em piscina longa: bronze nos 400 m medley e nos 200 m medley É prata nos 200 m medley no Mundial e quebra recorde de medalhas em Pans, com 23 Termina em sétimo nos 200 medley nos Jogos Olímpicos do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil