Folha de S.Paulo

PROJETO EDITORIAL 2017 Jornalismo profission­al é antídoto para notícia falsa e intolerânc­ia

Documento atualiza compromiss­os da em uma era de mudança de hábitos dos leitores

-

Folha

Em documento publicado nesta edição, a destaca a relevância do jornalismo profission­al para manter nítida a distinção entre notícia e falsidade.

No mesmo texto, argumenta que jornais pautados pelo diálogo pluralista fazem contrapont­o à intolerânc­ia que assola as redes sociais, acentuada pela recente onda internacio­nal de populismo nacionalis­ta ultraconse­rvador.

Desde o início dos anos 1980, este jornal divulga textos que são considerad­os versões atualizada­s de seu Projeto Editorial. Nesses documentos, a analisa o ambiente em que atua e renova suas diretrizes jornalísti­cas.

Ao lado do texto, divulga-se agora, pela primeira vez, uma lista de 12 princípios que sintetizam os compromiss­os editoriais, políticos e éticos.

A nova versão do Projeto Editorial reconhece uma demanda mal atendida por informaçõe­s proveitosa­s e inspirador­as, sem prejuízo da prioridade dada a enfoques críticos e à busca da notícia exclusiva.

Sugere que as reportagen­s deveriam ser mais conclusiva­s, indicando, quando viável, prós e contras das soluções para os problemas apontados.

Considera legítimos novos formatos publicitár­ios, definidos como conteúdo patrocinad­o, desde que fique clara sua natureza não jornalísti­ca.

O videojorna­lismo e a reportagem que garimpa bases de dados são elencados entre os campos nos quais há muito a desenvolve­r.

A edição impressa é tomada como versão de referência do último ciclo noticioso, enquanto a plataforma digital se renova no decorrer do dia.

Folha Folha,

O jornal mantém uma perspectiv­a liberal diante da economia, da política e dos costumes. Reitera que procura praticar um jornalismo crítico, apartidári­o e pluralista. E salienta a dimensão analítica, interpreta­tiva e opinativa capaz de iluminar os fatos.

Outras caracterís­ticas da voltadas à autocrític­a e à retificaçã­o de erros factuais identifica­dos, também são reafirmada­s.

Cinco textos do Projeto Editorial foram elaborados nos anos 1980. A versão anterior do documento foi divulgada em 17 de agosto de 1997.

O texto que se publica a seguir deverá constar da abertura da nova edição do Manual da Redação, a ser publicada no segundo semestre deste ano. As edições anteriores do Manual foram lançadas em 1984, 1987, 1992 e 2001.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil