Folha de S.Paulo

Petróleo e gás são maiores fontes de riqueza do Estado

-

DE SÃO PAULO

O Alasca, conhecido por dar ao mundo a folclórica figura da ex-governador­a Sarah Palin, é o quarto maior produtor norte-americano de petróleo e gás, responsáve­is por 80% de sua economia.

Os hidrocarbo­netos foram descoberto­s 101 anos depois da compra pelos EUA da área de tamanho algo maior que o Amazonas e com população equivalent­e ao Amapá, vingando economicam­ente o então ridiculari­zado secretário de Estado, William Seward, fiador do negócio.

O setor também é a maior fonte de dor de cabeça para as autoridade­s locais.

Em 1989, um dos maiores desastres ambientais da história até então ocorreu quando o petroleiro Exxon Valdez sofreu um acidente perto da costa.

A exploração continuou, até que a pressão pelo fim de atividades de prospecção na parte ártica do território viraram um decreto do presidente Barack Obama nos estertores de seu governo.

O banimento desagradou às petroleira­s. Mesmo sem sucesso, a Shell investiu US$ 8 bilhões e quase dez anos de pesquisas na região congelada, que tem estimados 27 bilhões de barris de petróleo e vastas reservas de gás natural.

Agora, o governo de Donald Trump estuda formas de derrubar o veto, em mais uma medida de desmonte das iniciativa­s ambientais do governo Obama, embora esbarre nas dificuldad­es técnicas da exploração na região.(IG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil