Folha de S.Paulo

Crise levou bancos ao divã, afirma Trabuco

Inadimplên­cia de grandes empresas deixou marcas no sistema financeiro , dizem banqueiros de BB, Itaú e Bradesco

- MARIANA CARNEIRO

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que o saldo de crédito na economia segue encolhendo

A inadimplên­cia de grandes empresas durante a crise levou os maiores bancos do país ao divã, nas palavras de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco.

Em debate com os gestores dos maiores bancos do país —Itaú Unibanco e Banco do Brasil —, ele disse que a rene- gociação de dívidas com empresas que foram à inadimplên­ciaéumadas­marcasque a recessão deixa para o sistema financeiro. “Fomos ao divã”, disse, falando sobre extensas negociaçõe­s que os bancos travaram com empresas em dificuldad­e.

Grandes companhias não resistiram ou à recessão ou à Lava Jato e provocaram enormes perdas ao sistema financeiro. A lista inclui a Sete Brasil, engolida pela investigaç­ões de corrupção na Petrobras, na Odebrecht e na Oi.

Roberto Setubal (Itaú) e Paulo Rogério Caffarelli (BB) assentiram.

Não foram só as grandes empresas que provocaram dores no sistema financeiro. No debate dos banqueiros, diante de uma numerosa plateia de investidor­es e analistas do mercado financeiro em São Paulo, nesta quarta (29), Caffarelli lembrou que a prolongada recessão multiplico­u o número de empresas em recuperaçã­o judicial em 2016.

Segundo a Serasa Experian, 1.863 empresas buscaram a saída jurídica para evitar a falência no ano passado, maior número desde que o instrument­oentrouemv­igor(2005).

Escaldados, os bancos aumentaram as exigências e encolheram o crédito.

Setubal disse que no Itaú o aprendizad­o da crise foi revisar a política de crédito para grandes empresas, área em que ocorreram as maiores “surpresas” desta crise.

A queda da taxa de juros, hojeem12,25%aoano,não representa um risco para a rentabilid­ade dos bancos, afirmou o presidente do Itaú. Mais complicado, argumentou, é a recessão.

Os três banqueiros indicaram que veem a severa crise no retrovisor.

Trabuco afirmou que há sinais de melhora do crédito já em curso. Caffarelli prevê que as evidências mais claras da recuperaçã­o vão aparecer no segundo semestre. CRÉDITO A opinião corrente entre economista­s é que a atual queda da taxa de juros ajuda a desafogar empresas com elevadas dívidas financeira­s.

Mas, por enquanto, o volume de empréstimo­s na economia continua encolhendo.

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que o saldo de crédito na economia nos 12 meses encerrados em fevereiro estava 3,5% menor do que o do mesmo período, encerrado em fevereiro do ano passado. Para as empresas, a contração foi de 9,8%.

Segundo Alberto Ramos, diretor de pesquisas do Goldman Sachs para a América Latina, o crédito segue escasso mas dá sinais de melhora. A queda nos empréstimo­s, nota ele, está ficando menos intensa, mês a mês, desde o fim do ano passado. E a inadimplên­cia dá sinais de moderação. A taxa estacionou em 3,7% há três meses, após o pico de 3,9% em outubro.

O custo entretanto continua elevado. A taxa de juros com recursos livres (sem contar o crédito rural e o do BNDES,porexemplo)aumentou de 52,9% para 53,2% ao ano entre janeiro e fevereiro. Para as empresas, a taxa ficou estável. MAELI PRADO,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil