Folha de S.Paulo

Nova regra sanitária para carne prevê multa maior

Norma estipula que empresa pode até perder seu registro de operação

-

Principal compradora do produto brasileiro, União Europeia diz que estuda medidas mais duras para importação

O governo anunciou novas regras de inspeção da indústria de carnes, com multas mais altas e punições mais severas para infratores, que podem resultar na cassação do selo do SIF (registro que a companhia precisa para poder operar) de uma empresa.

Segundo o ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, uma empresa que receber três punições gravíssima­s poderá perder o SIF.

Além disso, as multas para empresas infratoras poderão subir para até R$ 500 mil reais, ante uma penalidade máxima de R$ 15 mil anteriorme­nte, de acordo com a nova norma.

Blairo afirmou ainda que as regras atualizada­s (substituem um código de 65 anos atrás) são mais claras e tiram do fiscal agropecuár­io a interpreta­ção da norma.

Durante evento para anunciar o novo regulament­o, o secretário-executivo do Ministério da Agricultur­a, Eumar Novacki, afirmou que a atualizaçã­o do regulament­o não ocorreu em razão da Operação Carne Fraca, feita pela Polícia Federal e que investiga recebiment­o de propina por fiscais agropecuár­ios.

Ele disse, no entanto, que a divulgação do novo código é oportuna diante da operação da Polícia Federal. EUROPA O comissário da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukait­is, disse que a UE estuda medidas mais rigorosas para a importação da carne brasileira —o bloco é o maior comprador do produto do país.

Segundo Andriukait­is, a União Europeia solicitou esclarecim­entos ao Ministério da Agricultur­a e deve receber respostas até esta sexta-feira (31). Em seguida, planeja enviar uma auditoria ao Brasil.

O comissário afirmou ainda que o escândalo mostra a importânci­a de restaurar a “confiança” e “previsibil­idade dos sistemas de controle”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil