Folha de S.Paulo

Exilada, cobriu conflitos em Israel

- THIAGO AMÂNCIO

Tinha Guila Flint apenas 14 anos quando embarcou sozinha no porto de Santos com destino a Israel em um exílio forçado por seus pais, preocupado­s com sua segurança na fase mais violenta da ditadura militar, em 1969.

Mas não lograram se a intenção era afastá-la da militância política, com que ela se envolvera no ano anterior em protestos contra o AI-5.

Viveu um ano em um kibutz, comunidade igualitári­a, antes de se mudar para Tel Aviv, onde passou a integrar grupos de intelectua­is favoráveis à criação do Estado palestino —chegou a ser presa cinco vezes antes dos 25 anos, conta seu irmão, Igal.

“Pensava primeiro nos outros e depois nela”, resume o irmão, destacando a longa lista de amigos de Guila.

Começou a trabalhar com tradução do português para o hebraico nos anos 1980 e entrou para o jornalismo na década seguinte, primeiro escrevendo sobre o Brasil para jornais israelense­s e, depois, cobrindo Oriente Médio para veículos brasileiro­s, como BBC Brasil, Opera Mundi e “O Estado de S. Paulo”.

Publicou dois livros sobre o assunto: “Miragem de Paz — Israel e Palestina” e “Israel Terra em Transe”.

Nunca perdeu os vínculos com a terra natal, mantendo contato com artistas e intelectua­is brasileiro­s.

Tentou voltar ao Brasil em 1974, mas foi barrada em Tel Aviv, contou anos depois. Fazia visitas esporádica­s ao país desde 1979, após a Lei da Anistia, e mudou-se de volta no fim do ano passado, ao ser diagnostic­ada com câncer.

Morreu no último domingo (26), aos 62. Deixa o irmão e dezenas de amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil