Folha de S.Paulo

App de realidade virtual mostra Antártida

Folha 360º exibe algumas das formas de locomoção de pesquisado­res brasileiro­s que trabalham no continente

-

Aplicativo interativo faz espectador experiment­ar sensação de se deslocar de navio, moto de neve e helicópter­o pela região

O trajeto começa na garupa de um quadricicl­o sobre a neve da Antártida. Depois, o passageiro embarca em um helicópter­o que o leva até um navio de pesquisa. É assim que ocorre parte do percurso exibido em um vídeo produzido pela Folha em 360º.

Com três minutos e 30 segundos de duração, a sequência captada pelo fotógrafo da Folha Lalo de Almeida mostra algumas formas de locomoção de cientistas brasileiro­s na Antártida, onde o país reconstrói a Estação Antártica Comandante Ferraz —atingida por um incêndio em 2012.

Lançado no início deste mês, Folha 360º é um aplicativo grátis de realidade virtual. A chamada VR (do inglês “virtual reality”) permite que o espectador tenha uma experiênci­a interativa ao acompanhar as imagens com os olhos do câmera, em 360º.

Uma vez dentro do aplicativo, é possível explorar o vídeo de duas maneiras. Com os óculos de realidade virtual, o que dá maior sensação de imersão, e na tela do celular (basta fazer o download do vídeo). Também é possível acessar uma versão mais leve disponível no YouTube.

O segundo vídeo disponibil­izado pelo jornal no aplicativo mostra como é se deslocar na Antártida em motos de neve —usadas para explorar a região em torno da base—, de helicópter­o —utilizado em voos curtos para pesquisas de campo—, e de navio de pesquisa e de apoio logístico.

O leitor também poderá acessar outros cinco vídeos em 360º produzidos pela Folha: um passeio na garupa de um motociclis­ta, outro no autódromo de Interlagos, ambos em São Paulo; uma volta na Baía de Guanabara, no Rio; uma visita ao Cristo Redentor; e a exploração de uma rara casa modernista no Pacaembu.

Para baixar o app, desenvolvi­do em parceria com a Beenoculus, basta fazer o download do Folha 360º na App Store (usuário da Apple, com modelos de iPhone a partir do 5C) ou Google Play (usuários de aparelhos com Android que tenham sensor giroscópio).

 ??  ?? Helicópter­o da Marinha, próximo à base brasileira na Antártida
Helicópter­o da Marinha, próximo à base brasileira na Antártida
 ??  ?? Navio de apoio oceonagráf­ico Ary Rongel chega à enseada de Martel, na ilha do Rei George
Navio de apoio oceonagráf­ico Ary Rongel chega à enseada de Martel, na ilha do Rei George

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil