Folha de S.Paulo

Brasileiro de 6 anos ganha prêmio da Nasa

Em disputa com jovens de até 18 anos, João Paulo Barrera programou jogo espacial

-

FOLHA

Em um concurso da Nasa sobre colonizaçã­o espacial, entre mais de 6.000 estudantes do mundo inteiro, um brasileiro levou o primeiro prêmio na categoria de mérito literário. Detalhe: João Paulo Guerra Barrera, de São Paulo, tem apenas seis anos.

O Nasa Ames Space Settlement Contest é realizado desde 1994 anualmente pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial americana. Ele é aberto a inscrições de alunos de até 18 anos. Há diversas categorias separadas por idade, além de um Grande Prêmio e prêmios de mérito artístico e literário, com todos os participan­tes.

Barrera ganhou o prêmio justamente numa das categorias que combinava competidor­es de todas as idades.

Ele escreveu um jogo de computador, Sonic World Space Settlement, baseado em um livro bilíngue português-inglês que ele mesmo havia escrito no ano passado: “No Mundo da Lua e dos Planetas/In the World of the Moon and the Planets”.

No game, um trio de crianças se aventura pelo espaço construind­o um foguete a partir de peças recicladas e explora os planetas do Sistema Solar. Barrera desenvolve­u o jogo sob a orientação de Felipe Paquiele, professor da escola Happy Code, onde ele estuda programaçã­o.

E como o jovem vencedor se sentiu com a conquista internacio­nal? “Muito feliz e com vontade de passear no espaço com gravidade zero”, disse à Folha.

Os pais, naturalmen­te, estão também muito contentes. “A melhor herança que podemos deixar para ele é a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de assimilar insucessos”, diz Margarida Barrera, mãe de João Paulo.

O Brasil registrou em 2011 suas primeiras participaç­ões no concurso da Nasa, mas os prêmios só vieram em 2017. Além da conquista de Barrera, outros quatro projetos brasileiro­s foram agraciados.

Com o resultado, o Brasil ficou em quarto lugar, com cinco prêmios, à frente de países como Japão, China, Canadá e Rússia, que têm grande tradição na área espacial. O primeiro lugar foi para a Índia, com 138 prêmios, incluindo aí o Grande Prêmio. Em segundo, a Romênia, com 33 prêmios. Os Estados Unidos, país-sede, ficaram com 16. (SALVADOR NOGUEIRA)

 ?? Divulgação ?? João Paulo Guerra Barrera, 6, na escola de programaçã­o
Divulgação João Paulo Guerra Barrera, 6, na escola de programaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil