Folha de S.Paulo

O PAI DO UIRAPURU ‘Nunca fui fã de passarinho’, diz autor das fotos

Ornitólogo de 87 anos foi um dos primeiros brasileiro­s a viajar pelo país para observar e gravar pássaros raros e oferece diariament­e ‘café da manhã’ para aves de SP

- BRUNO MOLINERO (Ramphocelu­s bresilius) ( Trogon rufus) (Clytolaema rubricauda) (Dacnis cayana) (Campephilu­s robustus) CAROLINA MUNIZ

TIÊ-SANGUE FOLHA

A revoada de garças-vaqueiras que ilustra a capa deste caderno, bem como todos os incríveis “retratos” de pássaros por aqui são obra do fotógrafo Flavio Moraes.

Piracicaba­no de 38 anos, ele afirma fotografar aves como hobby: a cada 15 dias, faz uma pausa na sua agenda profission­al agitada, que inclui a cobertura de grandes shows e eventos, para se enfiar no meio do silêncio do mato e passar um dia inteiro com a câmera na mão, pronto para capturar a imagem ao sinal de um bater de asas.

Para registrar as criaturas bem de pertinho, Moraes é capaz de ficar horas a fio com as pernas submersas em lodo e adentrar selva fechada na madrugada —é aficionado por corujas. “É muito difícil registrar um bicho que pula e voa. À noite, é preciso que outra pessoa o ilumine com uma lanterna”, diz.

Atrás de espécies diferentes, o fotógrafo viaja pelo Estado de São Paulo, do interior ao litoral.

Se comparada à sua atividade profission­al de mais de uma década, a paixão pelo birdwatchi­ng é recente. Faz quatro anos que apontou pela primeira vez a câmera para uma ave, em uma viagem a Paraty (RJ).

“Nunca fui fã de passarinho”, conta. “Estava na praia com o meu equipament­o e quis fotografar, de forma descomprom­issada, um tiê-sangue, ave-símbolo da mata atlântica.”

Bastou para que tomasse gosto. O novo hobby o fez se encantar outra vez pela profissão. “Estava de saco cheio do trabalho, nem encostava na máquina no tempo livre. A sensação de ver e ouvir animais selvagens no seu ambiente mudou minha vida.”

 ?? Fotos Flavio Moraes/Folhapress ??
Fotos Flavio Moraes/Folhapress
 ??  ?? PICA-PAU-REI
PICA-PAU-REI
 ??  ?? BEIJA-FLOR-RUBI
BEIJA-FLOR-RUBI
 ??  ?? SAÍ-AZUL
SAÍ-AZUL
 ??  ?? SURUCUÁ-DEBARRIGA-AMARELA
SURUCUÁ-DEBARRIGA-AMARELA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil