Folha de S.Paulo

ETIQUETA DA GORJETA

Se no Brasil a gratificaç­ão para atendentes já vem incluída na conta, em outros países as regras são bem diferentes

- FERNANDA MENA

A prática brasileira de cobrar um adicional de 10% do valor da conta como taxa de serviço em bares, cafés e restaurant­es não é regra global —e pode ser fonte de gafes pra lá das nossas fronteiras.

Se por aqui a taxa é entendida como gorjeta a quem serviu à mesa (e pode ser recusada se o serviço for um desastre), em outras partes do mundo essa cobrança não é incluída na conta, mas aguardada por garçons e atendentes, que já recolhem a gratificaç­ão ao próprio bolso.

No Brasil, as dúvidas sobre o destino das gorjetas e dos 10% de serviço motivaram uma lei, recém-sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), que regulament­a a divisão do montante cobrado por quaisquer estabeleci­mentos comerciais do país.

Sua distribuiç­ão será agora definida por meio de convenção, acordo coletivo ou assembleia-geral dos empregados dentro de modelos em que o empregador ficará com a menor parte do total arrecadado (de 20% a 33%) para custear encargos sociais, trabalhist­as e previdenci­ários.

Acostumada ao modelo brasileiro, a professora universitá­ria Andrea Gallassi saiu para jantar em Toronto, no Canadá, onde iniciaria seu pós-doutorado, e terminou perseguida pela garçonete ao deixar o restaurant­e.

“Ela questionou se eu não havia sido bem atendida. Disse que estava satisfeita com o serviço e o jantar. E aí ela perguntou: ‘Então por que não deixou gorjeta?’”, lembra. “Fiquei sem graça, sem saber o que dizer. Expliquei a ela que no Brasil os 10% de serviço vinham na conta.”

No Canadá, assim como nos EUA, as gorjetas são parte importante da composição salarial de quem presta esse tipo de serviço. Não concedêlas, portanto, é motivo de cara feia ou questionam­entos.

Em outros cantos, como em parte da Ásia e nos países nórdicos, oferecer um abono pode causar estranhame­nto.

A Folha dividiu 35 países entre aqueles em que gorjetas são esperadas, outros em que elas são opcionais ou ainda onde elas serão apenas uma grata surpresa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil