Folha de S.Paulo

Presidente do PV será o secretário da Cultura de SP

- ISABELLA MENON

Penna substitui Sadek, que cita arranjo político

O presidente do Partido Verde (PV), José Luiz Penna, foi escolhido como o novo secretário da Cultura do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Sua nomeação ainda não foi publicada no “Diário Oficial”.

O atual secretário, José Roberto Sadek, sucedeu Marcelo Araújo, nomeado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no ano passado.

Sadek disse à Folha que a mudança “faz parte de uma estratégia do governo em se ajeitar com os aliados. Tratase mais de uma esfera política do que cultural”.

Penna nega a versão do antecessor.“Eu tenho a sensação de que ele [Geraldo Alckmin] queria uma pessoa que tivesse interlocuç­ão com os diversos produtores culturais e artísticos”, afirmou.

O futuro secretário foi integrante da primeira montagem do musical “Hair”, diretor musical de filmes como “Sargento Getúlio” e compositor, tendo escrito canções como “Comentário a Respeito de John”, com Belchior.

Ele afirma querer trazer a arte para o público e, para isso, diz que colocará “o pé para fora da secretaria”. “Porque eu sou um cara pop”.

Questionad­o sobre o inquérito instaurado para apurar as demissões de músicos da Banda Sinfônica do Estado de SP, Penna disse que “houve várias confusões com o enxugament­o de despesas. Tô indo para a Secretaria da Cultura para tentar recuperar o relacionam­ento [com os músicos]”.

Há dois inquéritos do Ministério Público de São Paulo abertos para investigar casos relacionad­os à banda. Um deles é o que apura possível dano ao patrimônio cultural com o desmonte da banda.

O outro investiga suposta irregulari­dade na convocação de organizaçõ­es sociais interessad­as na gestão das orquestras Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e do Theatro São Pedro, além de outros equipament­os, programas e corpos artísticos.

A pasta nega qualquer irregulari­dade na seleção e nos cortes da Banda Sinfônica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil