Folha de S.Paulo

Nomeado nesta quinta-feira (30) pelo presidente Michel Temer para o posto de minis-

-

seminários­folha tro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o advogado Admar Gonzaga rechaça ter vínculo com o presidente, que poderá depender de seu voto para continuar no poder.

“Apertei a mão dele [Temer] a primeira e única vez na posse do ministro da Transparên­cia, Torquato Jardim, e ficamos conversado em uma roda”, disse Gonzaga à Folha após a indicação.

Com atuação de mais de 20 anos no direito eleitoral — tendo inclusive trabalhado na campanha de Dilma Rousseff e Temer de 2010 —, Gonzaga assume o posto de Henrique Neves em 17 de abril.

Ele deverá participar do julgamento da chapa DilmaTemer de 2014, que começa na próxima terça-feira (4).

Neves é visto pelo Planalto como favorável à tese da cassação da chapa, mas a expectativ­a é que não haja tempo para que ele dê seu voto no julgamento da ação.

O nome de Gonzaga, que já atua como ministro substituto no TSE, foi o primeiro da lista tríplice enviada em fevereiro pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao Planalto. A relação tinha ainda Tarcisio Vieira Neto e Sérgio Banhos.

Segundo um auxiliar presidenci­al, Temer antecipou a nomeação para evitar especulaçõ­es de que poderia escolher o segundo ou terceiro indicados, dependendo do posicionam­ento que ministros tivessem durante o início do julgamento. A decisão de Temer, no entanto, também é vista como uma tentativa de causar constrangi­mento. CASADO, GUSTAVO URIBE LETÍCIA

 ?? Carlos Moura - 21.fev.2017/Ascom/TSE ?? Admar Gonzaga, que já atua como ministro substituto no TSE
Carlos Moura - 21.fev.2017/Ascom/TSE Admar Gonzaga, que já atua como ministro substituto no TSE
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil