Folha de S.Paulo

Novo ministro já foi motorista de deputado

-

Sobre o convite para integrar a equipe jurídica da campanha de 2010, Gonzaga brinca: “Fui chamado porque acharam que eu dava muito trabalho para eles”. Até então, ele tinha atuação em siglas como DEM e PP.

Os trabalhos na refundação do PFL como DEM e nas fusões que deram origem ao PP renderam a Gonzaga o carimbo de “advogado ligado a partidos de direita”, segundo ele próprio. “Já tinha entrado em listas [de indicação], era um recordista, acho que apareci em umas 14. Mas falavam que eu era muito carimbado pela atuação com partidos de direita”, afirmou.

Ele atribuiu as recorrente­s indicações ao TSE aos ministros do STF Marco Aurélio Melo e Gilmar Mendes — este último um dos principais conselheir­os de Temer desde que assumiu a Presidênci­a.

“Eles lembraram muito o meu nome”, afirmou.

A primeira nomeação para a corte, em 2013, foi feita por Dilma Rousseff. Dois anos depois, ela o reconduziu como substituto. Agora, Temer o nomeou novamente, desta vez como ministro titular.

Sobre a versão de que entraria no TSE para favorecer o presidente na ação que pede sua cassação, ele diz: “É especulaçã­o sem razão, como se as pessoas não tivessem qualidades, compromiss­o com o país”. “Já estive em tantas listas e fui acusado de tudo. Cada hora dizem que tenho uma tendência política.”

DE BRASÍLIA

A ligação do advogado Admar Gonzaga, nomeado para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o mundo político começou nos anos 1980, quando se tornou motorista do deputado Renato Johnson, à época no PDS. Durante o dia dirigia para o político. À noite cursava direito.

Foi promovido a secretário e passou a cuidar do banco de dados do gabinete. “Acho que fui a primeira pessoa a colocar um computador pessoal no anexo 4 [da Câmara].”

Depois de formado, passou a trabalhar em lideranças de partidos e a ocupar cargos de assessor parlamenta­r. Está licenciado desde que entrou no TSE.

Nas horas vagas, gosta de velejar em Brasília. Desde a infância é amigo de Torben e Lars Grael. No escritório, exibe uma foto em que conduz o barco premiado. “Ganhei o campeonato estadual várias vezes.”

Outro orgulho é o filho Henrique, ator conhecido como Henry Zaga, que estreará nesta sexta-feira (31) na série “Os 13 Porquês”, produzida pela atriz e cantora Selena Gomez para a Netflix. (BELA MEGALE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil