Folha de S.Paulo

Coleção Folha apresenta legado de Ella Fitzgerald

Livro-CD com a história da cantora e seus sucessos chega às bancas neste domingo

-

Uma das maiores cantoras do século 20 é a estrela do terceiro volume da Coleção Folha Lendas do Jazz. Ella Fitzgerald (1917-1996) superou uma infância sofrida, preconceit­o, casamentos desastroso­s e doenças para deixar sua marca na história da música.

O livro-CD sobre a cantora americana chega às bancas no próximo domingo (3). Conta sua vida e traz uma seleção de dez canções, entre elas “One for My Baby” e “How High the Moon” em impression­antes versões gravadas em shows.

Ella perdeu a mãe cedo, teria sido abusado pelo padrasto e foi humilhada por donos de casas de jazz que não a contratava­m para cantar por considerá-la muito feia.

Depois de brilhar na orquestra de Chick Webb e na big band de Dizzy Gillespie, nos anos 1940, ganhou ar de lenda vida na década seguinte, com álbuns magistrais dedicados ao repertório de grandes compositor­es, como Cole Porter e Duke Ellington.

Nos anos 1960, suas incursões na música pop, gravando até Beatles e canções da Motown, aumentaram sua popularida­de pelo planeta.

Nos últimos 30 anos de vida, Ella enfrentou problemas de saúde causados por diabetes. Teve as pernas amputadas e dificuldad­e para enxergar. Mas deixou um legado incontestá­vel na música moderna. (THALES DE MENEZES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil