Folha de S.Paulo

Ves e paralisaçõ­es

-

A rejeição ao governo do presidente Michel Temer (PMDB) atingiu o maior índice desde o início da sua gestão, segundo pesquisa Ibope encomendad­a pela CNI (Confederaç­ão Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta (31). Para 55% dos 2.000 entrevista­dos, a gestão Temer é ruim ou péssima.

Esse índice era de 39% em junho de 2016, um mês após ele assumir a Presidênci­a, ainda de forma interina. Em dezembro, já governando de forma definitiva, chegou ao patamar de 46%.

Atualmente, o governo é considerad­o bom ou ótimo por 10% dos entrevista­dos, percentual que era de 13% no fim do ano passado. Para 31%, a gestão do peemedebis­ta é regular e 4% não souberam avaliar o mandato do presidente ou não quiseram responder às questões.

A pesquisa CNI/Ibope ainda aponta que, em junho do ano passado, 66% dos entre- vistados não confiavam no presidente. No levantamen­to desta sexta, esse percentual alcançou 79%.

O levantamen­to foi feito entre os dias 16 e 19 de março, com pessoas de 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos.

A rejeição à gestão Temer é maior no Nordeste, onde 67% dos entrevista­dos avaliam o governo como ruim ou péssimo. Em seguida vem o Sudeste, onde 52% reprovam o presidente.

A região Sul é a que melhor avalia o governo. Nela, 48% consideram ruim ou péssimo e 17%, bom ou ótimo.

A administra­ção federal é mais aprovada entre os mais velhos (14% de bom ou ótimo) e com menor escolarida­de (12%). Entre os entrevista­dos com ensino superior, Temer não chega a 1% no quesito “ótimo”. Já os que consideram “bom” são 9%.

A maioria (54%) considera que as informaçõe­s mais recentes são desfavoráv­eis ao governo de Michel Temer. As notícias mais citadas por eles são relacionad­as a discussões sobre a reforma da Previdênci­a e a operação Lava Jato.

Depois, notícias sobre corrupção no governo, manifestaç­ões pelo país e sobre gre- COMPARAÇÃO O governo Temer também é considerad­o pior que o de Dilma Rousseff (PT) por 41%, ante 34% que pensavam assim na pesquisa de dezembro. Para 38%, o governo é igual ao da ex-presidente, e 18% o consideram melhor.

De acordo com a pesquisa, 22% dos homens consideram o governo Temer melhor que a gestão Dilma —fatia que cai para 15% entre as mulheres.

Desde que assumiu, Temer sofreu críticas de que havia pouco espaço para mulheres no primeiro escalão. Em sua defesa, filiadas ao PMDB falaram em programa do partido exibido na quinta (30).

A rejeição ao governo Temer, no entanto, não chega ao patamar que Dilma atingiu nos seus últimos meses. Em março do ano passado, às vésperas da abertura do processo de impeachmen­t, a parcela da população que avaliava a gestão Dilma como ruim ou péssima era de 69%. Antes, em dezembro de 2015, chegou a 70%.

Mas, como Temer, o governo da petista era considerad­o bom ou ótimo por 10% da população. 80% dos entrevista­dos não confiavam na presidente. (JOSÉ MARQUES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil