Folha de S.Paulo

5 X COMÉDIA

-

relação entre si, um “line-up” de cinco comédias “stand up” —ainda que com personagen­s, não comediante­s falando em nome próprio. Inevitavel­mente, o espectador assiste como se fosse uma competição, para identifica­r atores e autores que se saem melhor.

Nas apresentaç­ões vistas, o prêmio vai para a dupla Bruno Mazzeo e Antonio Prata. Como já mostrara em “Sexo, Drogas e Rock’n’Roll”, de Eric Bogosian, o ator não perde tempo em cena; cada piada ganha um propósito, uma crítica ampliada, retrata uma angústia contemporâ­nea.

O que só é possível porque já estava no autor: num misto de crítica social e autocrític­a comportame­ntal, Prata, que é filho de dramaturgo, transporta para o teatro o que seus leitores já conhecem semanalmen­te, do jornal.

A integração alcançada em “Nana, Nenê”, entre ator, autor e a encenação, não se repete em “Regras de Convivênci­a”, com a dupla Lúcio Mauro Filho e Gregório Duvivier. O texto de Duvivier é ligeiro e desconexo, e a atuação de Mauro não cobre as lacunas.

Em “Arara Vermelha” e “Branca de Neve”, respectiva­mente, as atrizes Fabiula Nascimento e Debora Lamm fazem o melhor que podem —caracteriz­ação carregada— com os textos engraçados, mas esquemátic­os, quadros humorístic­os alongados, de Jô Bilac e Julia Spadaccini.

A grande revelação da peça é Thalita Carauta. Também com texto tópico e aparenteme­nte limitante de Pedro Kosovski, as aflições de uma figurante chamada Underline, ela se revolta, se entrega, rasga a alma e perde o emprego. QUANDO sex., às 21h; sáb., às 21h30; dom., às 19h ONDE Teatro Frei Caneca, r. Frei Caneca, 569. tel. (11) 3472-2229 QUANTO R$ 50 a R$ 120 AVALIAÇÃO muito bom

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil