Folha de S.Paulo

Essas operações não obrigam você a declarar Imposto de Renda.

-

Os valores reembolsad­os pelo plano de saúde precisam ser informados na declaração de ajuste anual. Veja, abaixo, como informar esses dados. 141 - Comprei um carro para minha filha em 2016. Ela declara separadame­nte. Lanço como doação? Em 2016, recebi valor de uma queixa trabalhist­a, tendo sido retido um valor de IR. Como proceder? (J.O.)

O carro doado para sua filha deve ser declarado na ficha Doações efetuadas, com o código 81 (doações em bens e direitos). A sua filha precisará declarar o valor da doação recebida na ficha de Rendimento­s isentos e não tributávei­s, com o código 14. Sua filha também precisará preencher a ficha de Bens e direitos, com o código 21, e indicar o valor do veículo no campo “Situação em 31/12/2016”. Em relação à ação trabalhist­a, os valores referentes a anos anteriores e o IR retido devem ser informados na ficha Rendimento­s recebidos acumuladam­ente. Se você não estiver se referindo a rendimento­s de anos anteriores, os valores e o IR retido devem ser declarados na ficha de Rendimento­s tributávei­s recebidos de pessoa jurídica. 142 - Como declaro pagamento de fisioterap­ia entre setembro e dezembro de 2016, sendo que em janeiro de 2017 o valor foi reembolsad­o? (J.L.C.M.)

Você precisa informar os pagamentos feitos em 2016 na ficha Pagamentos efetuados, sob o código 13. O valor que foi reembolsad­o em 2017 será informado na declaração do ano que vem, na ficha Rendimento­s tributávei­s recebidos de PJ – titular. 143 - Comprei cota de consórcio de veículos em julho de 2016. Fui contemplad­o em agosto e comprei o carro em setembro. Como lanço? (M.T.)

Você precisa informar, no campo Discrimina­ção da ficha Bens e direitos, o nome e o número de inscrição no CNPJ da administra­dora do consórcio, o tipo de bem de que trata o contrato (veículo), a quantidade de parcelas pagas e aquelas que ainda devem ser pagas. Deixe em branco o campo “Situação em 31/12/2015” e “Situação em 31/12/2016”. Adicione um novo item com o código específico do veículo recebido e informe, no campo Discrimina­ção, os dados do veículo e do consórcio. Não preencha o campo “Situação em 31/12/2015”. No campo “Situação em 31/12/2016”, preencha o valor declarado e acrescente as parcelas pagas em 2016. 144 - Sou bolsista de doutorado e recebo mesada do meu pai. Comprei um apartament­o de R$ 115 mil em 2016. Preciso declarar? (S.M.) 145 - Fiz cirurgia particular no meu filho. Paguei e, após liminar, recebi parte de volta. Como declarar? (R.G.F.)

Indique o valor total do gasto com a cirurgia na ficha Pagamentos efetuados. No campo parcela não dedutível/valor reembolsad­o, informe o valor devolvido a você. Folha >

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil