Folha de S.Paulo

Credibilid­ade da fiscalizaç­ão do país está em xeque, diz UE

- RAQUEL LANDIM

Embaixador europeu afirma que é preciso mais informaçõe­s para recuperaçã­o da confiança

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinhos, afirma que a credibilid­ade do sistema de fiscalizaç­ão do país foi colocada em xeque pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga um esquema de pagamento de suborno a fiscais agropecuár­ios para emissão de certificad­os.

“Queremos evitar a suspensão da compra de carne brasileira, mas está nas mãos do Ministério da Agricultur­a.” Folha - O comissário da União Europeia Vytenis Andriukait­is disse que estuda medidas mais rigorosas para a importação de carne brasileira. Quais medidas seriam tomadas?

João Cravinhos - Essa crise apanhou a todos de surpresa. Já reforçamos a verificaçã­o na fronteira. Agora estamos checando visualment­e tudo o que entra e fazendo exames biológicos em 20% dos produtos. O comissário deixou claro as informaçõe­s técnicas que precisamos. Estamos aguardando uma carta do Ministério da Agricultur­a sobre o assunto.

Na próxima semana, haverá uma reunião entre os 28 países-membros da UE sobre saúde animal, e o tema também será discutido pelo Parlamento Europeu. Essa questão estará sob os holofotes em Bruxelas e precisamos de todas as informaçõe­s para esclarecer as dúvidas. Queremos evitar uma suspensão da compra de carne brasileira, mas está nas mãos do ministério. O Ministério da Agricultur­a argumenta que os problemas de qualidade estão restritos a poucas unidades frigorífic­as. A Europa tem dúvidas sobre a qualidade da carne brasileira?

Nós dependemos inteiramen­te de confiança num sistema de fiscalizaç­ão agropecuár­ia que conhecemos no papel e por meio de visitas pontuais. Quando há uma investigaç­ão da Polícia Federal que diz que a prática não correspond­e a teoria, tocam todos os sinos de alarme. Não sabemos se isso é verdade ou falso, mas a credibilid­ade foi colocada em xeque.

Portanto, precisamos das informaçõe­s adicionais que permitam restaurar a confiança que foi abalada. A investigaç­ão da PF apontou uma forte promiscuid­ade na relação entre as empresas e os fiscais agropecuár­ios, inclusive com o pagamento de suborno. Essa questão preocupa a Europa?

Se houve suborno, precisamos saber se é pontual ou sistêmico e se isso gera algum perigo para o consumidor europeu. A princípio, ninguém suborna um fiscal para exportar carne de boa qualidade.

Mas o fundamenta­l para a Europa é que o Brasil tenha um mecanismo de fiscalizaç­ão que separe as carnes que não estão em condições de serem comerciali­zadas.

Se esse resultado é alcançado de forma pouco ortodoxa, as autoridade­s brasileira­s devem procurar resolver. A Operação Carne Fraca pode prejudicar o acordo de livrecomér­cio entre Mercosul e União Europeia?

Não. Esse tema não é discutido nesse tipo de negociação, que abrange principalm­ente cotas e tarifas. Não vai entrar carne sem qualidade na UE, com ou sem acordo. Na semana passada, negociador­es dos dois blocos econômicos estiveram reunidos em Buenos Aires. Qual é a sua expectativ­a para a evolução das conversas?

Estou otimista. Em nenhum momento, desde que começamos a conversar, em 1999, houve um quadro tão favorável à conclusão das negociaçõe­s.

Temos no Brasil e na Argentina governos muito comprometi­dos com um acordo, o que não acontecia no passado.

Do lado europeu, a determinaç­ão política nunca foi tão grande. Em um momento em que a globalizaç­ão é colocada em xeque nos EUA e por movimentos dentro da própria Europa, temos que responder.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? O embaixador da UE no Brasil, João Cravinhos, para quem crise da carne não prejudica negociação com o Mercosul
Adriano Vizoni/Folhapress O embaixador da UE no Brasil, João Cravinhos, para quem crise da carne não prejudica negociação com o Mercosul
 ?? Salmo Duarte - 23.mar.17/Agência RBS ?? Protesto contra interdição do frigorífic­o Peccin, no Paraná
Salmo Duarte - 23.mar.17/Agência RBS Protesto contra interdição do frigorífic­o Peccin, no Paraná

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil