Folha de S.Paulo

Carne de frigorífic­os investigad­os é aprovada em teste no Paraná

- ESTELITA HASS CARAZZAI

A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou nesta sexta (31) que análises laboratori­ais feitas em amostras de produtos dos frigorífic­os Peccin, JBS, BRF e Transmeat nos dias seguintes à Operação Carne Fraca estavam regulares, sem a presença de micro-organismos nocivos à saúde nem de aditivos em excesso.

Foram dez amostras diferentes, entre carnes, linguiça calabresa, salsicha, presunto, salame e mortadela, das marcas Seara, Friboi, Sadia, Perdigão, Italli e Novilho Nobre.

O material foi colhido entre 20 e 21 de março em supermerca­dos de Curitiba.

Esses frigorífic­os representa­m 4 dos 21 investigad­os.

Em entrevista, a Polícia Federal disse que as empresas investigad­as na Carne Fraca vendiam até carne podre, adulterand­o a data de validade e usando conservant­es acima do permitido, lastreadas pelo pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultur­a.

As acusações se baseiam, além de escutas telefônica­s, em um laudo de produtos da Peccin que apontou, segundo a PF, uma concentraç­ão de aditivos e conservant­es acima do permitido por lei. O documento é assinado por peritos federais e datado de setembro de 2015.

Já as análises divulgadas nesta sexta foram feitas pelo Lacen (Laboratóri­o Central do Estado do Paraná), que faz análises para a vigilância sanitária estadual do Paraná.

Todas as amostras tiveram resultado negativo.

Procurada, a PF não quis comentar os resultados.

O frigorífic­o Peccin, interditad­o pelo Ministério da Agricultur­a desde a deflagraçã­o da operação, há duas semanas, também teve seus produtos proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta semana.

A empresa tem reiterado em nota que manifesta “forte repúdio” ao que chamou de “falsas alegações” da PF.

A BRF não quis comentar. Já a JBS reforçou, em nota, que “não houve menção a irregulari­dades sanitárias da JBS” na investigaç­ão e que nenhuma de suas fábricas foi interditad­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil