Folha de S.Paulo

China obtém aval para sua maior aquisição

EUA e União Europeia aprovam compra da suíça Syngenta pela ChemChina, passo decisivo para conclusão do negócio

-

Aquisição é a maior já feita por uma chinesa no exterior e é novo passo nas fusões em sementes e agroquímic­os

A compra da suíça Syngenta pela ChemChina, por US$ 43 bilhões, conseguiu superar os dois maiores obstáculos regulatóri­os restantes, o que abre o caminho para que a maior aquisição internacio­nal já feita por uma empresa chinesa seja finalizada em junho.

As duas mais complicada­s aprovações antitruste à transação foram anunciadas na terça (4), pela Comissão Federal do Comércio (FTC) dos EUA, e nesta quarta-feira (5) por Margrethe Vestager, comissária de defesa da competição e principal autoridade antitruste da União Europeia, depois que a gigante estatal asiática concordou em vender ativos significat­ivos na Europa e algumas propriedad­es nos Estados Unidos.

“As duas grandes aprovações regulatóri­as que buscamos aquisição da Monsanto pela Bayer por US$ 66 bilhões, foi a última a ser anunciada.

O processo de revisão da transação deve ser iniciado neste mês na Europa e enfrentará o desafio adicional de obter aprovação em um mercado no qual as autoridade­s regulatóri­as da União Europeia presumirão que as duas primeiras das grandes fusões do setor de agroquímic­os, e as vendas de ativos a elas associadas por motivos regulatóri­os, irão em frente. PAULO MIGLIACCI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil