Folha de S.Paulo

Prédios cumprem todas as normas, diz governo de SP

-

DE SÃO PAULO

Segundo a Cetesb, a agência ambiental do governo do Estado de São Paulo, todo o licenciame­nto do megacondom­ínio foi feito dentro das normas. O órgão diz que técnicos vistoriara­m o local neste ano e nenhuma irregulari­dade foi detectada.

Ponto levantado pelo Ministério Público, o fato de ter ocorrido dispensa do EIA/Rima (estudo e relatório de impacto ambiental) é minimizado pelo órgão ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

“Estudos mais complexos, como o EIA/Rima, são normalment­e solicitado­s para obras como rodovias, ferrovias, reservatór­ios de água, indústrias ou outros de maior impacto ambiental”, informa a nota da Cetesb.

Segundo o órgão, o RAP (relatório ambiental preliminar, documento exigido no caso do parque dos Búfalos) é tão legítimo quanto o EIA/ Rima no subsídio da avaliação de impactos ambientais, mesmo se tratando de uma área de manancial.

Gilberto Natalini, secretário de ambiente da gestão de João Doria (PSDB) e um grande crítico ao empreendim­ento na gestão passada, quando era vereador, diz que não adianta discutir o passado.

“Nós estamos trabalhand­o no projeto do parque. Temos R$ 3 milhões para fazer o projeto básico [recurso obtido via verba parlamenta­r, após pressão de ambientali­stas locais], que está sendo estudado, e para cercar toda a área. E isso será feito nos próximos meses.”

Não existem recursos disponívei­s para a implantaçã­o do parque. O distrito de Cidade Ademar, onde está a obra, tem a pior relação de metro quadrado de área verde por habitante da capital paulista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil