Folha de S.Paulo

O então ministro disse que “os cargos de chefia serão exercidos, preferenci­almente, por servidores de carreira”.

-

ABRIGO Parte dos membros do PPS alocados no MinC perdeu eleições recentes. Hoje assessor na secretaria-executiva do ministério, Fábio Sato concorreu à prefeitura de Presidente Prudente (SP) em 2016.

Maria do Céu, que não conseguiu se eleger vereadora de Recife (PE), é a atual chefe da representa­ção do MinC no Nordeste. Raimundo Benoni Franco foi nomeado secretário de Infraestru­tura Cultural depois de perder o pleito para prefeito de Salinas (MG).

Secretário de Articulaçã­o e Desenvolvi­mento Institucio­nal, Adão Cândido também foi batido nas eleições de 2014, quando concorreu a vice-governador do DF. Presidente da Funarte, Stepan Nercessian tentou vaga na Câmara dos Deputados no mesmo ano.

Em nota à Folha (leia ao lado), Freire afirmou que tais nomes são “qualificad­os, eficientes, idôneos, republican­os e que gozam de minha mais absoluta confiança, independen­temente de terem ou não filiação partidária”. março, assumiu a direção do Departamen­to de Mecanismos de Fomento. A principal atribuição é gerir o Fundo Nacional da Cultura, que fomenta o setor por meio de editais e convênios. Em 2016, o mecanismo investiu R$ 41,5 milhões.

O currículo do diretor inclui atuação na área de ciências políticas —é conselheir­o da Fundação Astrojildo Pereira, ligada ao PPS—, mas sem registro de experiênci­a nos campos cultural ou de finanças públicas. Procurado, ele afirmou que “a melhor e mais republican­a consideraç­ão encontra-se na resposta oferecida pelo gabinete do ministro”.

Advogada do PPS e filiada à sigla, Renata de Carvalho Machado foi escolhida como coordenado­ra-geral de Cultura e Educação da Secretaria da Cidadania e Diversidad­e. Especialis­ta em direito do consumidor, ela não foi localizada pela reportagem para comentar a nomeação ao cago.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil