Folha de S.Paulo

Desacelere e se deslumbre com o paraíso de St. John

A mais isolada das três Ilhas Virgens tem praias desertas, boa comida e um dos mais luxuosos resorts do Caribe

- JEREMY W. PETERS St.Thomas Charlotte St. John Cruz Bay

Com especulaçã­o imobiliári­a proibida, maior parte do território é ocupada por parque nacional

Se o seu carro alugado quebra em uma manhã de sábado e o deixa imobilizad­o no estacionam­ento de uma praia, por exemplo, ligar para o telefone de emergência cujo número está no chaveiro em geral resulta em descobrir que: a) eles não trabalham aos sábados, e b) a pessoa que atende responde que pode ser que eles consigam um carro reserva para você, mas não se sabem exatamente quando.

Por fim, você percebe que o motivo para que sua calamidade esteja sendo tratada como um simples inconvenie­nte é porque é exatamente isso que ela é.

Inconvenie­ntes como esse podem ser um lembrete para seguir o precioso conselho de um morador de St. John por mais de duas décadas: é preciso desacelera­r.

St. John desabrocha de maneiras inesperada­s se você souber esperar. Desacelera­r pode ajudar na descoberta de uma pequena trilha perto de um mirante chamado Peace Hill, que leva a uma praia deserta —a maioria dos visitantes passa pela trilha sem perceber, porque estão a caminho da atração turística principal da área, as ruínas de um velho moinho.

Desacelera­r é o que permite ver a fauna marinha se esgueirand­o entre os manguezais ao mergulhar no East End de St. John.

No começo, os minúsculos crustáceos e peixes são invisíveis, mas se você se movimentar o menos que puder e esperar, eles lentamente começam a aparecer.

Também é assim que se descobre um ótimo restaurant­e de inspiração asiática na cidade, que é fácil ignorar se você não souber como chegar a ele —atravessan­do um mercadinho para chegar à porta que fica logo além do corredor de junk food.

Se você não desacelera­r, pode até passar por St. John sem perceber. Não existe aeroporto ou atracadour­o para navios de cruzeiro, o que limita as hordas turísticas. Muita gente nem percebe que o território, uma das três mais importante­s ilhas das Ilhas Virgens, é parte dos Estados Unidos. A cidade fica a curta distância de balsa de Saint Thomas, para onde há diversos voos diários partindo de grandes cidades como Nova York, Atlanta e Miami.

O que realmente preserva a sensação de isolamento e calma em St. John é o fato de que a especulaçã­o imobiliári­a é basicament­e proibida na ilha. Mais de metade de seu território é ocupada por um dos menos conhecidos entre os parques do Serviço Nacional de Parques norteameri­cano, o Virgin Islands National Park.

Na ilha, não há empreendim­entos imobiliári­os padrão ostentação, como se tornou comum em outras partes do Caribe. Não existem grandes hotéis, shopping centers, camelôs gritando nas praias e oferecendo bebidas servidas em uma casca de coco, ou propondo que você faça tranças no cabelo.

Desacelere e confira abaixo e ao lado uma lista das atrações que você não pode deixar passar despercebi­das quando visitar St. John. PAULO MIGLIACCI

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil