Folha de S.Paulo

‘Ilha dentro da ilha’ esconde floresta subaquátic­a

-

DO “NEW YORK TIMES”

A maioria das pessoas, incluindo muitos moradores de St. John, jamais visita o East End, que fica a talvez meia hora da Cruz Bay, mas ainda assim é como se fosse uma ilha dentro da ilha.

O último recenseame­nto de St. John constatou que apenas 51 pessoas vivem na área, uma estreita ponta de pedra e areia próxima das águas das Ilhas Virgens Britânicas. As praias são menores por lá. A vegetação é mais seca e há mais cactos.

O traço mais caracterís­tico são os manguezais, que ladeiam algumas das baías na costa sul. Da estrada, eles parecem ser vegetação comum crescendo à beira mar. Mas, ao mergulhar por ali, o visitante descobre uma verdadeira floresta subaquátic­a —nela é possível observar lagostas, peixes de diferentes tamanhos e cores, corais com franjas que dançam na corrente. Uma dica é não usar pés de pato, que agitam os sedimentos e podem obscurecer a água.

Depois da contemplaç­ão dessa maravilha, uma bebida pode ser uma boa pedida. Há duas escolhas: o Shipwreck Landing, que serve tacos de peixe com vista para o mar em Coral Bay, um pequeno assentamen­to que não chega a ser uma cidade, e o Angel’s Rest uma escolha menos convencion­al, já que nem sempre está no mesmo lugar, porque é um barco de 12 metros. Mas em geral seu capitão, Peter, ancora em algum ponto de Hansen Bay.

Estacione na beira da estrada (só há uma estrada, no extremo leste da ilha), entre na praia por algum buraco na cerca, nade até o barco e peça um drinque —o cardápio incluí tequila, vodca, punch de rum ou doses de uísque de canela Fireball. Pague com dinheiro molhado, observe as tartarugas e desacelere.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil