Folha de S.Paulo

Moro reconhece dificuldad­e de apurar quebra de sigilos

-

DE SÃO PAULO

Em entrevista à “BBC Brasil”, o juiz federal Sergio Moro, responsáve­l pela Lava Jato na primeira instância judicial, em Curitiba, disse que apurar vazamentos de informaçõe­s da operação “é quase como se fosse uma caça a fantasmas”.

Segundo ele, a investigaç­ão sobre vazamentos de depoimento­s sigilosos à imprensa esbarra em “questões jurídicas”, como os direitos constituci­onais ao sigilo de fontes de jornalista­s e a liberdade de imprensa.

“Então, infelizmen­te, há uma dificuldad­e de descoberta desses fatos. Não que nós não tenhamos mecanismos de investigaç­ão, mas que a utilização deles fica comprometi­da por conta dessas proteções jurídicas. E eu não estou reclamando destas proteções jurídicas, acho importante”.

Questionad­o sobre o recuo no caso do blogueiro Eduardo Guimarães —o juiz mandou retirar de inquérito a fonte de informação sigilosa enviada ao jornalista—, afirmou que “é difícil” definir o que é um jornalista profission­al. “Existe a posição no Brasil de que não é necessário um diploma, mas o fato de você ter uma página na internet qualifica alguém como jornalista?”.

Em 2016, Guimarães publicou em seu blog que a Justiça havia pedido a quebra do sigilo fiscal de Lula e antecipou que o ex-presidente seria alvo de operação da Polícia Federal. Guimarães foi alvo de condução coercitiva, em março.

O juiz também falou sobre fotos em que aparece conversand­o com o senador Aécio Neves (PSDB), investigad­o pela Lava Jato. Moro afirmou que o registro foi feito em um evento público: “O que há é uma exploração política do episódio, mas não existe nenhum comportame­nto impróprio da minha parte”.

“Não tenho nenhum processo do senador na minha responsabi­lidade porque ele tem foro privilegia­do e não foi tratado sobre assuntos relativos ao processo, evidenteme­nte”, disse Moro.

Ele reafirmou não ter nenhuma pretensão de seguir carreira política.

 ?? Evaristo Sá - 30.mar.2017/AFP ?? O juiz Sergio Moro, responsáve­l pela Lava Jato em Curitiba
Evaristo Sá - 30.mar.2017/AFP O juiz Sergio Moro, responsáve­l pela Lava Jato em Curitiba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil