Folha de S.Paulo

Egito declara estado de emergência após atentados em igrejas

Medida deve ampliar poder de forças de segurança; Israel fecha fronteira com país depois de disparo de míssil reivindica­do pelo EI

-

O governo do Egito declarou estado de emergência por três meses em todo o país após duas explosões em igrejas cristãs deixarem ao menos 44 mortos e cem feridos no domingo (9).

A medida já entrou em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Parlamento em até sete dias . Ela deve ampliar os poderes das forças de segurança no país, o que preocupou ativistas que lutam por liberdades civis.

“As Forças Armadas e a polícia farão o que for preciso para enfrentar as ameaças de terrorismo e suas fontes de financiame­nto”, afirma a nota do governo do presidente Abdel Fattah al-Sisi.

Os atentados foram reivindica­dos pela organizaçã­o terrorista Estado Islâmico (EI), que tem um ramo no Egito e declarou uma campanha de perseguiçã­o contra os cristãos coptas —cerca de 10% da população do país.

O primeiro ataque do domingo ocorreu na igreja de Mar Girgis, na cidade de Tanta. Pouco depois, um homembomba se explodiu diante da catedral de São Marcos, em Alexandria, na costa mediterrân­ea do Egito.

Nesta segunda-feira (10), famílias ainda tentavam encontrar os corpos de parentes mortos. Em Tanta, a polícia barrou a multidão que se aglomerava do lado de fora do necrotério do hospital universitá­rio.

“Onde vocês estavam quando tudo isso aconteceu?” gritou uma mulher que buscava um familiar.

Os ataques a igrejas ocorrem semanas antes da visita do papa Francisco ao país, prevista para o fim deste mês.

O papa afirmou no domingo, em missa no Vaticano, que “reza pelos mortos” dos ataques no Egito. “Que o senhor converta os corações das pessoas que semeiam terror, violência e morte e mesmo os corações daqueles que produzem e traficam armas.” ISRAEL Um dia após as explosões, Israel anunciou nesta segunda-feira (10) o fechamento de seu posto na fronteira com o Egito diante de ameaças de um atentado “iminente”.

Pouco depois, sirenes foram disparadas em áreas do sul do país para alertar a população sobre possíveis ataques de míssil.

Segundo o Exército israelense, um foguete lançado da península do Sinai caiu em uma estufa no país, sem deixar feridos. O EI reivindico­u a autoria do disparo.

 ?? Amr Abdallah Dalsh/Reuters ?? Familiares velam vítimas de ataque a igreja copta na cidade de Alexandria, no Egito
Amr Abdallah Dalsh/Reuters Familiares velam vítimas de ataque a igreja copta na cidade de Alexandria, no Egito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil