Folha de S.Paulo

No rastro da cocaína

-

Uma polêmica fora das galerias do museu abala a retrospect­iva de Hélio Oiticica agora em turnê pelos Estados Unidos. Neville d’Almeida, que foi parceiro do artista na construção de suas “Cosmococas”, instalaçõe­s com desenhos do rosto de celebridad­es como Jimi Hendrix e Marilyn Monroe feitos com cocaína, não gostou nada do que leu no catálogo da exposição.

Ele ataca o artigo do crítico Max Jorge Hinderer Cruz, que afirma que o suposto vício do artista na droga teria moldado sua forma de fazer arte. “Apareceu o primeiro delator do Hélio”, diz D’Almeida. “Max é um dedo-duro exibicioni­sta que quer aparecer. É um crítico de segunda que, em vez de ver as coisas de um ângulo mais profundo, vai para a fofoca.”

Hinderer Cruz rebateu D’Almeida com menos agressivid­ade. Ele disse à coluna acreditar que “quando a gente expõe nosso pensamento a uma substância tão poderosa quanto a cocaína, isso tem um efeito, sim”. “Tem algumas pessoas que dizem que o Hélio era viciado, outras que dizem que não era”, acrescento­u.

“Quem sou eu para questionar o Neville d’Almeida? Se ele quer colocar outra verdade, ele tem a última palavra.”

Mãos à obra O restaurado­r Thomas Brixa já entregou ao Itamaraty o laudo sobre as condições de “O Sonho de Dom Bosco”, afresco de Volpi na sede das Relações Exteriores que passará por retoques em breve. Não é grave a situação. E o trabalho ficará pronto em um mês.

Bons drinques Enquanto não são esclarecid­as as suspeitas de desvio de verbas da Lei Rouanet no financiame­nto de uma exposição agora no MAC, o museu já definiu, por meio de licitação, o chef que vai comandar seu restaurant­e, bar e café.

Bons drinques 2 Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia, vai assumir o espaço batizado Vista, que será aberto em agosto. ‘Ecce Homo’ Doze artistas homens, entre eles Hudinilson Jr., terão obras que refletem sobre a masculinid­ade numa exposição que a galeria Verve inaugura no dia 3 de maio.

 ?? Fotos Divulgação ?? » AMNÉSIA Entrou para o acervo do MoMA, em NY, o vídeo ‘Forma Livre’, de Clara Ianni, que contrasta falas de Lucio Costa e relatos de uma chacina de operários em Brasília
Fotos Divulgação » AMNÉSIA Entrou para o acervo do MoMA, em NY, o vídeo ‘Forma Livre’, de Clara Ianni, que contrasta falas de Lucio Costa e relatos de uma chacina de operários em Brasília
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil