Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Lista de Fachin O escândalo generaliza­do da “delação do fim do mundo” levanta um grave alerta: no perigo comum, os inimigos se juntam (“Temer, “Lula e FHC articulam pacto por sobrevivên­cia política em 2018”, “Poder”, 13/4).

LUIZ DALPIAN,

Síntese histórica da era Lula: no reinado de Luiz, o Estado era Odebrecht (“Vídeos e relatos de delatores da Odebrecht compromete­m Aécio, Lula e Dilma”, “Poder”, 13/4).

MÁRCIO C. FERREIRA DA SILVA

Talvez ainda mais terrível do que os milhões que saem dos cofres públicos e vão parar em caixas dois, malas e cuecas, seja a ineficiênc­ia, a paralisia, que isso causa em toda a máquina pública, nos níveis municipal, estadual e federal. Sangramos no lado financeiro e sangramos no lado operaciona­l. Será que a Lava Jato consegue nos salvar?

EDUARDO BRITTO

Gilmar Mendes Repudio a insinuação da Folha de que sou emissário de quem quer que seja. Quem acompanha minha vida pública sabe que atuo no interesse das instituiçõ­es. Os encontros que mantenho são públicos e institucio­nais, voltados para a necessidad­e de reforma política e eleitoral. Sempre defendi a reforma política. O atual sistema eleitoral brasileiro está exaurido e as denúncias de corrupção comprovam isso. Foi esse sistema que nos deu o mensalão e o petrolão. Estou certo de que essa é a oportunida­de para reformar o modelo e fortalecer a democracia.

GILMAR MENDES,

Ciência Partilho plenamente da opinião de Helena Nader e Luiz Davidovich, que apontam para a ruína do país com o corte de verbas na ciência e tecnologia. Sufocar o avanço do conhecimen­to garante inevitavel­mente o retrocesso e a morte do Brasil (“Ciência brasileira, últimos suspiros?”, Tendências/Debates, 12/4).

R. K. ARNI,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil