Folha de S.Paulo

Artista paraibano, foi dublador e chargista

- CRISTOVAM TADEU CARNEIRO VIEIRA (1962-2017) KELLY MANTOVANI EDITH REZENDE HIRTH - Nesta segunda (17), às 18h30, na Igreja N. Sra. do Brasil, praça N. Sra. do Brasil,Jd.Paulista.

FOLHA

Era rindo de si mesmo que o garoto franzino Cristovam Tadeu respondia com maestria, na infância, aos colegas que faziam comentário­s sobre sua aparência. O bom humor peculiar foi decisivo para que ele seguisse carreira artística.

Mais velho entre cinco irmãos, Cristovam se dizia a “ovelha negra” da família — que, de início, não aceitava sua escolha pelas artes.

Aos 14, criou um grupo de teatro que imitava “Os Trapalhões”. Depois, estudou teatro e artes visuais na Universida­de Federal da Paraíba.

Começou a estudar jornalismo, mas abandonou o curso quando, nos anos 1980, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como dublador e deu voz a um personagem do seriado “Jaspion”.

De volta a João Pessoa, quatro anos depois, fez shows de humor em bares e teatros. Dramaturgo, foi também professor de artes cênicas e, paralelame­nte, fazia charges políticas em jornais locais.

Divertia-se ao imitar personalid­ades famosas da política e da cultura —Caetano Veloso, Ariano Suassuna e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, entre outros, faziam parte de seu repertório.

Apesar da irreverênc­ia, era conhecido por ser organizado e acordar todos os dias às 4h. Tinha como hobby colecionar objetos que iam de discos e quadros a fotos e garrafas, e acompanhav­a rodas de choro pela cidade.

Morreu em casa, após uma parada cardíaca, no último dia 8, aos 54, deixando três filhos e quatro irmãos.

Uma missa em sua homenagem acontecerá neste domingo (16), às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em João Pessoa. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil