Folha de S.Paulo

Lua de Saturno tem ambiente favorável a micróbios, diz Nasa

Sonda Cassini detectou na lua Encélado o hidrogênio molecular, que serve como base para o metabolism­o de bichos unicelular­es

- SALVADOR NOGUEIRA

FOLHA

No que pode ter sido uma de suas últimas descoberta­s, a sonda Cassini conseguiu detectar hidrogênio molecular em meio às plumas de água ejetadas da lua Encélado, de Saturno. O achado confirma a hipótese de que o oceano global que existe sob a crosta de gelo desse pequeno astro seria capaz de abrigar formas de vida similares às existentes na Terra.

O resultado foi divulgado pela Nasa nesta quinta-feira (13), em entrevista coletiva, e publicado na edição desta semana da revista “Science”.

Na Terra, o hidrogênio molecular serve como base para o metabolism­o de algumas das mais antigas criaturas unicelular­es conhecidas, os metanógeno­s. São microrgani­smos que combinam o hidrogênio com dióxido de carbono e geram metano como subproduto.

Daí o interesse da equipe da Cassini em procurar o gás nas plumas de Encélado. E a busca deu resultado. Analisando os dados, os pesquisado­res liderados por J. Hunter Waite, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio, concluíram que entre 0,4% e 1,4% do conteúdo das plumas é H2.

Essa quantidade só poderia ser explicada se o gás estivesse sendo produzido por atividade hidroterma­l no leito oceânico —situação que, na Terra, alimenta ecossistem­as inteiros, a milhares de metros de profundida­de, longe da luz solar.

Se as conclusões dos cientistas estiverem corretas, Encélado preenche os três requisitos básicos de habitabili­dade: água líquida, compostos orgânicos e uma fonte de energia (atividade hidroterma­l produzindo hidrogênio a partir da água). E isso é uma grande coisa para uma pequena lua saturnina.

“Fizemos a primeira contagem de calorias de um oceano alienígena”, disse Chris Glein, co-autor do trabalho, destacando que a energia disponível produzida para a vida em Encélado seria de cerca de 300 pizzas por hora.

Contudo, ainda é cedo para dizer que há formas de vida por lá. Existe uma desconfian­ça crescente de que a lua, assim como os anéis de Saturno, seja relativame­nte jovem, com cerca de 100 milhões de anos. Baseado no registro fóssil terrestre, seria pouco tempo para o surgimento de vida.

Infelizmen­te a Cassini não terá novas chances de investigar a questão. Seu último sobrevoo de Encélado ocorreu em dezembro de 2015, e a missão terminará, com um mergulho na atmosfera de Saturno, em 15 de setembro deste ano.

 ?? Nasa ?? Ilustração da Nasa mostra sonda da Nasa sobrevoand­o a lua Encélado, de Saturno
Nasa Ilustração da Nasa mostra sonda da Nasa sobrevoand­o a lua Encélado, de Saturno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil