Folha de S.Paulo

Médico ignora ofensas e risco de rebaixamen­to pela saúde de atleta

Em jogo decisivo, funcionári­o do Santo André tira lateral de campo após choque na cabeça

- GUILHERME SETO

DE SÃO PAULO

Trinta e três minutos do segundo tempo. Derrotado por 1 a 0 pelo Audax, o Santo André tem pouco mais de doze minutos para buscar o empate para escapar do rebaixamen­to para a Série A2 do Paulista, segunda divisão do Estadual. É a última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2017, em 29 de março.

Distraído pela bola viajando no ar e pelo desespero de quem queria reverter a derrota, Paulinho sai em disparada e choca-se de cabeça com adversário. Cai desengonça­do, seco, se retorcendo na grama. O médico do clube Fábio Novi vê de longe: o lateral esquerdo convulsion­a.

“Ele teve um trauma crânioence­fálico. Em um caso como esses, é pior que um golpe que um boxeador leva na cabeça. As velocidade­s dos jogadores se somam e o impacto é enorme”, afirma o médico.

A cena do lateral de 22 anos caído com os olhos esbugalhad­os mexe de maneira incômoda com a memória, lembrando de desfechos trágicos de jogadores nos gramados em um passado recente, por motivos variados.

À beira do gramado, Fábio Novi tenta colocar o colar cervical em Paulinho. Sem sucesso.

O jogador resiste, quer voltar a campo. Os companheir­os gritam “vamos, guerreiro”, pedindo para que o lateral retorne. A equipe de arbitragem autoriza o seu retorno.

“Eu vi que ele não estava em condição de jogar. Estava desorienta­do, perguntand­o coisas como ‘o jogo já co- meçou, doutor? Ih, estamos perdendo’. Em um trauma como esses, o cérebro faz esforço para esquecer o que aconteceu e a pessoa fica agitada”, afirma Novi.

Imediatame­nte, ao ver o jogador em campo, o médico tomou a decisão: o Santo André, com as três substituiç­ões já feitas, terá que se virar com dez atletas.

Inconforma­do e grogue, Paulinho xinga Novi.

“Eu não lembro de nada depois da pancada. Só me lembro de acordar na ambulância”, afirma à Folha.

Duas semanas depois do ocorrido, ele hoje defende o

 ?? Paulo Serra Júnior/Divulgação EC Santo André ?? Fábio Novi, médico do Santo André, obrigou o lateral Paulinho a sair de campo em jogo contra o Audax, no Paulista
Paulo Serra Júnior/Divulgação EC Santo André Fábio Novi, médico do Santo André, obrigou o lateral Paulinho a sair de campo em jogo contra o Audax, no Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil