Folha de S.Paulo

Trump deve ver Temer em 2017, diz Amaral

Governos de Brasil e EUA trabalham para definir data para este ano, afirma embaixador do Brasil em Washington

- ISABEL FLECK

Venezuela deve ser um dos temas da reunião, que pode ocorrer em setembro junto com Assembleia da ONU

O presidente Michel Temer deve se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, ainda neste ano. A informação foi dada nesta segunda-feira (17) pelo embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral.

Na conversa que os dois mandatário­s mantiveram por telefone, no mês passado, Trump havia convidado Temer para ser recebido na Casa Branca, mas não havia uma previsão de data.

Segundo Amaral, os dois governos estão conversand­o sobre uma data ainda em 2017, e não descartam que a reunião ocorra às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, em setembro.

“Vai haver um encontro neste ano, as relações são muito boas, as duas conversas que o presidente Temer teve com o presidente Trump foram muito positivas”, disse o embaixador, num evento na Universida­de George Washington.

Segundo ele, entre os temas que deverão ser tratados pelos dois mandatário­s no encontro está uma “solução pacifica” para a crise na Venezuela. Ele afirmou, contudo, que uma coordenaçã­o sobre a situação no país seria feita no nível regional, e não bilateral com os EUA.

O tema já havia aparecido em outras duas ocasiões. Em fevereiro, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, havia pedido ao então chanceler José Serra, num encontro na Alemanha, que o Brasil coordenass­e os esforços de nações sul-americanas para tentar achar uma saída para a crise na Venezuela.

No telefonema de março, Trump e Temer voltaram a mencionar o assunto.

“Eles vão discutir o que eles querem para a agenda bilateral e podem discutir alguns assuntos regionais, como uma solução pacífica para a Venezuela”, afirmou o embaixador brasileiro em Washington nesta segunda.

Amaral voltou a defender a posição do governo brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil