Folha de S.Paulo

Logo de cara, a série se livrou

-

Aqui no Brasil estamos acostumado­s aos finais bem amarrados. Culpa das novelas, nas quais geralmente o vilão morre no último capítulo e os personagen­s bonzinhos vivem felizes para sempre.

Já nas séries americanas, a tendência é terminar de maneira surpreende­nte, deixando diversas pontas soltas.

“A Família Soprano” (HBO), por exemplo, acabou com uma tela preta, antes de o público saber se o protagonis­ta, Tony Soprano, seria morto ou não. Até hoje, dez anos depois, discute-se o que teria acontecido com ele.

O derradeiro episódio do seriado “Girls” também conseguiu desagradar muita gente.

A atração da HBO finalizou suas seis temporadas neste domingo (16), focando apenas duas das quatro amigas originais: Hannah (Lena Dunham, também criadora do programa) e Marnie (Allison Williams). E saiu do ar sem responder a várias perguntas. Atenção, spoiler. Hannah conseguirá algum dia realizar seu sonho de se tornar uma grande escritora? Encontrará um novo amor? E suas amigas, arranjarão marido / emprego / objetivo na vida? Jamais saberemos.

Lena Dunham defende o final meio aberto: as persona- gens estão chegando aos trinta anos. É impossível garantir que qualquer uma delas vá viver feliz para sempre. Mais do que isto: não dá nem para mostrar que elas finalmente se tornaram adultas.

A própria Hannah se revela uma mãe egoísta e infantil. Nem a chegada de seu bebê fez com que ela amadureces­se. Só um pouquinho, como deixam crer os minutos finais da série.

Dessa maneira, “Girls” conseguiu encerrar seu ciclo do mesmo jeito que começou: derrubando barreiras e evitando clichês. ANTECESSOR­A da comparação com sua antecessor­a no mesmo canal, “Sex and the City”, que também focava quatro moças solteiras vivendo em Nova York.

Só que, além de mais jovens, as personagen­s de “Girls” também eram duras, vítimas da crise econômica e da própria falta de motivação.

“Girls” inovou também na

 ?? Divulgação ?? Marnie (Allison Williams) e Hannah (Lena Dunham) conversam sobre crise do envelhecim­ento em cena do último capítulo
Divulgação Marnie (Allison Williams) e Hannah (Lena Dunham) conversam sobre crise do envelhecim­ento em cena do último capítulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil